4min. de leitura

A criança que conseguiu – O conto que deveria ser ensinado a todas as crianças do mundo!

O conto chamado A criança que conseguiu é uma adaptação de uma história de Eloy Moreno, escritor espanhol. É um conto que transmite mensagens muito importantes que deveriam ser ensinadas às crianças desde cedo, como a necessidade de se dedicar por seus objetivos, a fé em si mesmo, e a importância de nunca desistir de seus sonhos.


O conto ensina de forma sábia a realidade da vida. Não incentiva noções imaginárias de “querer é poder”, porque na vida as coisas nem sempre funcionam dessa maneira, e quanto mais cedo aprendemos essa realidade, menos cobramos de nós mesmos o impossível.

Precisamos analisar nossas vidas de maneira realista, para podermos buscar as melhores oportunidades de crescimento e sucesso, melhorando nossa autoestima e criando a verdadeira felicidade.

Confira o conto abaixo.


Conto: A criança que conseguiu

Em uma manhã, duas crianças estavam sozinhas patinando em um lago congelado até que, de repente, o gelo se rompeu e uma delas caiu na água. A única maneira de salvar a criança que tinha caído era quebrar a camada de gelo que a cobria.

O amigo estava com medo e gritava desesperadamente por ajuda, mas eles estavam muito afastados e ninguém o ouvia. Quando ele percebeu que ninguém viria ajudá-los, compreendeu que a única pessoa que podia fazer algo para salvar seu amigo era ele mesmo. Então, procurou uma pedra e começou a bater no gelo com toda a sua força.

Ele ficou por muito tempo batendo no gelo, até que finalmente abriu uma pequena fenda, suficiente para colocar seus braços e puxar seu amigo.


Alguns minutos depois, os bombeiros chegaram, a pedido de vizinhos que ouviram os gritos do menino. Quando o menino contou o acontecido, eles não conseguiram acreditar.

– É impossível que com essas mãos ele tenha conseguido isso, é impossível, ele não é forte o suficiente, como poderia ter conseguido? – Comentaram entre si.

Um senhor que estava por perto, ao ouvir a conversa, aproximou-se dos bombeiros.

– “Eu sei como ele fez isso”, disse ele.

– Como? – Eles responderam surpresos.

– Não havia ninguém por perto para dizer que ele não conseguiria.


Nossa importância na construção da autoestima das crianças

Nós, adultos, temos um papel fundamental na construção da autoestima das crianças em nossas vidas. Elas são frágeis, delicadas, não sabem muito bem diferenciar as coisas boas e ruins da vida, e por isso tendem a absorver sem filtro todas as mensagens que recebem.

É importante compreendermos que somos os exemplos das crianças, somos seus primeiros guias, incentivadores de sua autoestima, sonhos, felicidade, e estrutura física e psicológica.

As histórias são grandes maneiras de transmitir ensinamentos para as crianças, porque ensinamos valores e princípios através de contextos criativos e com os quais as crianças podem se identificar. O conto da criança que conseguiu nos ensina uma grande habilidade, a resiliência. Reflita sobre o quanto é importante contar histórias que incentivem habilidades saudáveis na vida de sua criança, ajudando-a a criar bases fortes para um futuro positivo e cheio de conquistas.

Você tem algum outro conto que possa incentivar habilidades positivas em seus filhos ou nas crianças em sua vida? Compartilhe conosco através dos comentários!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.