6min. de leitura

A cura através da prática diária do Ho’oponopono

Todos nós precisamos de momentos de reflexão sobre nós mesmos em nossa vida, e para isso não precisamos nos desligar do mundo, entrar em profundo silêncio ou isolar de tudo e todos.


Essas reflexões nos trazem sensações que guardam atitudes e comportamentos negativos que vivenciamos em determinado estágio de nossa vida e que ficaram ali escondidas, adormecidas.

É possível livrar-se dessas lembranças negativas no exato momento em que elas surgem, aqueles sentimentos que tornam o dia mais estressante, agitado, recitando uma pequena sentença:

“Sinto muito. Perdoe-me. Eu te amo. Sou grato.” 


Essa sentença se refere ao Ho’oponopono, um antigo sistema de cura havaiano. Nesse método, os envolvidos no problema ou situação reuniam-se e um membro treinado atuava como facilitador para promover a cura e a solução do problema apontado.

O Ho’oponopono foi aprimorado e modernizado por Morrnah Nalamaku Simeona, uma kahuna, título usado no Havaí para denominar os sacerdotes, os sábios, mais conhecidos como xamãs.

Em havaiano, “Ho’o” quer dizer causa, e “ponopono”, perfeição, ou seja, basicamente, podemos considerar: corrigir um erro ou tornar certo. Por meio dessa prática, é possível limpar a própria mente, deixando-a livre de memórias que nos prendem ao passado, livre para emanar boas energias, que estão nos impedindo de ter uma vida mais leve e a busca da tão desejada paz interior.


O Ho’oponopono foi batizado como o Ho’oponopono da Identidade Própria, e tornou-se popular e mundialmente conhecido graças ao Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD. Dr. Len estava com sua filha doente e tinha ouvido falar de uma “fazedora de milagres”, foi quando, em uma consulta com Morrnah Simeona, ele obteve a cura de sua filha, e então, em 1982, abandonou tudo para estudar e se dedicar a esse método de cura.

Nada que seja perfeito, completo e certo para você pode lhe ser negado quando você é o seu eu em primeiro lugar. Ao ser o seu eu em primeiro lugar, você automaticamente experimenta a perfeição sob a forma de pensamentos, palavras, realizações e ações divinos. Ao permitir que os seus pensamentos tóxicos venham em primeiro lugar, você automaticamente experimenta a imperfeição sob a forma de doença, confusão, ressentimento, depressão, reprovação e pobreza.

Dr. Ihaleakala Hew Len

Ao praticar o Ho’oponopono, estamos pedindo a Deus, ou à divindade na qual cada um acredita, que limpe e purifique as memórias ruins que se repetem.

  • “Sinto muito” é o reconhecimento de que algo penetrou em seu corpo ou mente; é um pedido de perdão por isso.
  • “Perdoe-me” é um pedido a Deus para que o ajude a se perdoar, bem como perdoar ao outro.
  • “Te amo” ajuda a transmutar em luz, compaixão, etc. a energia bloqueada.
  • “Sou grato” é a expressão de gratidão e fé em que tudo será resolvido para o bem de todos os envolvidos.

A prática ocorre o tempo todo, pois a todo momento fazemos julgamentos que partem sempre de registros e condicionamentos que rondam nossa mente. Milhares de pessoas relatam cura dos mais variados aspectos, como traumas, relacionamentos, depressão, até de algumas síndromes. Quando se sente que houve um julgamento e isso gerou um sentimento de ansiedade ou incômodo, simplesmente se repete: “Sinto muito. Perdoe-me. Eu te amo. Sou grato”, neutralizando assim a vibração desse sentimento.

Os benefícios do Ho’oponopono são muitos, abaixo relaciono alguns para que você possa utilizá-lo diariamente:

– Elevar sua vibração: o corpo físico como toda a matéria existente no universo é feita de energia. O Ho’oponopono muda a sua frequência energética elevando sua vibração, então você passa a atrair pessoas, lugares que estão em sintonia com a sua frequência.


– Curar mente, corpo e espírito: o Ho’oponopono é capaz de limpar e purificar as células do corpo, pensamentos como raiva, medo, rancor. Ele realinha o nosso campo energético, então você se sente mais tranquilo, calmo, em paz, age com mais clareza e maturidade na tomada de decisões.


– Reassumir o controle da sua vida: você é capaz de retomar as rédeas de sua vida e passa a direcionar e controlar tudo o que você atrai e recebe em sua existência. Você se torna cocriador da sua realidade junto ao Universo.


– Equilíbrio emocional: você age de forma mais equilibrada ao lidar com pessoas e situações, passa a ter melhor controle emocional sobre os desafios e conflitos que fazem parte da nossa rotina.


– Cura de vícios mentais: desapegue-se por meio do Ho’oponopono de sentimentos como culpa, medo, rancor, inveja, mágoas, raiva, de tudo o que te atrapalha e o impede de ser feliz.

Agora que você conhece um pouco da história do Ho’oponopono, que tal incluir no seu dia a dia?

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.