“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” – Nelson Mandela



Nelson Mandela é conhecido em todo o mundo por sua história de lutas, sacrifícios e coragem. Ele é símbolo da luta contra o Apartheid, um regime de segregação racial na África do Sul, que separava brancos e negros, e foi responsável pelo sofrimento de muitos negros por quase 30 anos.

Muito sábio e consciente da realidade do mundo, Mandela sempre defendeu um sistema de educação com mais igualdade e dignidade:

“Não está além do nosso poder a criação de um mundo no qual crianças tenham acesso a uma boa educação. Os que não acreditam nisso têm imaginação pequena”, ele costumava dizer.

Mandela ficou preso por 27 anos por sua luta a favor dos direitos humanos e democracia, mas foi solto e eleito presidente da África do Sul livre de 1994 e 1999. Durante o tempo como presidente, ele batalhou para a igualdade de educação entre negros e brancos. O Departamento de Educação Básica reconhece a importância da luta de Mandela:

“O presidente Mandela falou com paixão em todos os fóruns possíveis sobre seu compromisso de prover educação de qualidade para todas as crianças da África do Sul, assim como propiciar também uma vida melhor para todos. Ele estabeleceu parcerias valiosas com o setor privado, especialmente para a construção de escolas nas comunidades rurais de todo o país”.

A missão de Mandela não terminou com seu mandato, ele se manteve sempre muito presente e ativo, mesmo com a idade avançada. Em 2003, aos 85 anos, ele participou do lançamento da rede Mindset, uma ONG dedicada a prover material educativo e curricular para alunos e professores em temas variados, que vão desde economia até orientações para a vida. No evento, ele disse uma de suas frases mais famosas e significativas: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e acrescentou “Vou usar o resto dos meus dias para ajudar a África do Sul a se tornar mais segura, saudável e educada”.

O nome Mandela é muito importante para os negros, pois simboliza um homem que dedicou toda a sua vida pela luta aos seus direitos. No entanto, ele também é reconhecido por todas as etnias e organizações como um grande exemplo de conduta, ganhando o Prêmio Nobel em 1993.

Mandela criou uma instituição com o seu nome, para preservar e disseminar o seu legado, e que também ajudou a reformar escolas e a criar centros de excelência de estudos pela África do Sul.

Ele não centrou seu trabalho apenas na África, também dedicou-se a disseminar suas ideias no mundo todo através de palestras e encontros. No site da fundação de Mandela, Nelson Mandela Foundation, é possível acessar a transcrição de seus discursos, como o que mostramos abaixo que aconteceu na universidade norte-americana de Amherst, em 2005:

“As instituições de educação superior têm a obrigação de escancarar suas portas. As que oferecem a educação mais rigorosa é que têm a maior obrigação. Vocês têm a qualidade, a habilidade, o apoio necessário para pressionar por isso”.

No mesmo ano, Mandela criou outra fundação, Mandela Rodhes Scholarship, para se dedicar excepcionalmente a financiar os estudos de jovens líderes africanos. E não parou por aí, em 2007, criou um instituto voltado para promover a educação na área rural na África do Sul, o Nelson Mandela Institute for Rural Development and Education e disse uma frase inspiradora sobre isso:



“Ninguém pode se sentir satisfeito enquanto ainda houver crianças, milhões de crianças, que não recebem uma educação que lhes ofereça dignidade e o direito de viver suas vidas completamente”.

Nelson Mandela é um importante personagem da história mundial e todos os seus feitos, tanto como advogado da educação quanto como um homem que sentiu a necessidade de mudança e lutou por ela são um tesouro para a humanidade.

A vida de Mandela inspira milhares de pessoas até hoje, depois de sua morte. E por isso, documentos relativos à sua vida e contribuição para a história estão disponíveis e organizados num trabalho feito pela Nelson Mandela Foundation. Esse material está disponível na plataforma e é um grande auxílio para profissionais da educação de todo o mundo ensinarem aos seus alunos sobre a importância da luta de Mandela.

A lição que Mandela nos deixou através de suas falas e ações é a importância da educação para a transformação da sociedade. Todos temos o direito de receber uma educação de qualidade, não importa quem somos, nossa cor, condição financeira ou nacionalidade.

A educação, como nos ensina, é a mais poderosa arma para nos empoderar e libertar.

“Uma boa mente e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adiciona a isso um idioma bem falado ou uma caneta, então você tem uma coisa realmente especial”, dizia ele.

Que compreendamos as palavras de Mandela e nos comprometamos todos os dias a um mundo com mais educação, porque educação é poder, é transformação.

“… os jovens devem tomar para si a responsabilidade de garantir que terão a melhor educação possível para poder nos representar bem no futuro, como futuros líderes.”


Direitos autorais da imagem de capa: Theana Calitz AP






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.