6min. de leitura

A educação nos transforma em vencedores! Nunca é tarde para voltar ou começar a estudar!

Educação transforma! Você pode mudar sua vida através da educação (e nunca é tarde para voltar ou começar a estudar), ela não vai te deixar milionário, mas vai te dar dignidade e tudo que você realmente necessita para continuar lutando.


Um menino simples do campo vem arrastando um saco de jornais, cortando caminho na mata usando sandálias gastas, cabelos secos pelo sol, além de ser gago, vive numa cidade sem muitas esperanças. Esse menino que nasceu no Vale do Jequitinhonha um lugar de uma beleza encantadora, com seus mares rios, vegetações e borboletas enfeitando o cenário. Jequitinhonha é um dos lugares preferidos dos mochileiros que adoram explorar a natureza, mas também é considerada uma das regiões com os menores índices de desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

O menino gago do Vale do Jequitinhona, além de ser diferente por natureza, tinha dentro de seu peito algo que mudaria sua vida para sempre! o gaguinho de olhar curioso tinha uma grande paixão pelos livros, com menos de 15 anos já lia os grandes e complexos clássicos da literatura brasileira. Também tinha ali em seu inconsciente um grande amor estranho pelos jornais, lia até jornal de anteontem, do mês passado, não importa se os jornais eram atrasados; seu objetivo, naquele momento, não era colocar a notícia em dia, era colocar a leitura em dia. Lia gibis, rótulos de remédios, revistinhas, e tudo que tivesse letras, sílabas, palavras, códigos. Na sala de aula tinha alguns inimigos, pestinhas tupetudos que lhe faziam bulling por conta de sua gagueira e seu estilo “nerd brasileiro”, mas esses inimigos nunca imaginariam que teriam que aturar o menino gago todos os dias nos telejornais, numa rede de televisão de grande audiência.

O menino cresceu, estudou, batalhou, mudou-se para a cidade grande e virou um grande jornalista, um famoso escritor, foi inclusive o responsável por introduzir a figura do âncora nos telejornais brasileiros.


A educação nos transforma em vencedores, em pessoas bem-sucedidas. A literatura e a educação nos ajudam a superar qualquer calo no pé, qualquer valentão.

A educação nos dignifica, mas antes, como diz em Minas “É preciso parar de ser besta”.

Tem que ter esforço para aprender, é preciso parar de andar com bobões e andar ao lado daqueles que o impulsionam a crescer, é saber dar ouvidos às pessoas sábias e ignorar as tolas, e foi isso que o menino fez, deu ouvidos aos seus professores. Tinha sempre na cabeceira de sua cama bons livros, que tomava emprestado da pequena biblioteca de sua professora. O menino superou a miséria, a gagueira e os inimigos.

Você também pode mudar sua vida através da educação! Volte a estudar, a escola e a universidade não são um bicho de sete-cabeça, você pode! Você consegue!


Quer ver como a educação transforma vidas? Conheça 4 filmes baseados em fatos reais que falam sobre educação:

1. O filme O contador de Histórias, de Luiz Villaça, baseado na vida do mineiro Roberto

O filme O Contador de Histórias conta uma história que se passa em Minas Gerais, nos anos 70, de uma criança nascida em uma favela da capital mineira, Belo Horizonte, uma vida que vai se moldando e evoluindo em torno do amor, do carinho, e de uma educação de qualidade.

2. O outro lado do paraíso

Baseado na obra de Luiz Fernando Emediato.

Através do olhar de um menino de 12 anos, acompanhamos a trajetória de Antônio, um idealista sonhador e seu desejo de ascensão social, que leva toda a família a se mudar para a recém-inaugurada e ainda em construção cidade de Brasília. O filme revela um olhar de luta, também voltado para o lado educacional.

3. Sementes da violência

O veterano de guerra Richard Dadier leciona em uma violenta escola de Nova York. Seus colegas alertam que os alunos são incontroláveis, mas o professor não se abala. Mesmo quando a classe o ameaça, Richard não desiste dos seus alunos problemáticos. É uma verdadeira amostra de que a educação transforma até pessoas mais duras. É preciso ter persistência e muita resistência.

4. Merli (imperdível)

Por último, Merlí.

Merlí é uma série, onde um professor de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente – dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.

Merlí tenta deixar a filosofia mais próxima de todos os públicos. Cada episódio se baseia nas ideias de algum pensador ou escola filosófica.

A educação dá dignidade e tudo que você realmente necessita para ser um vencedor!


Direitos autorais da imagem de capa: série “Merlí”.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.