Pessoas inspiradoras

A empresa que criou uma vila e está oferecendo casa e emprego a moradores de rua

A empresa que criou

Para quem precisa, qualquer ajuda é sempre bem-vinda. Mas essa rede de cafeterias escocesa realmente levou a solidariedade a um outro nível e está ajudando a transformar a vida de muitas pessoas.



A empresa Social Bites está construindo uma vila para os moradores de rua com 11 casas para abrigar até 20 pessoas em Edimburgo, capital do país. Além disso, está ajudando essas pessoas a conseguirem emprego.

O terreno no qual a vila está sendo construída, foi emprestado pela prefeitura da cidade de Edimburgo durante um período de quatro anos. Mas caso a parceria acabe, não tem problema, pois as casas são pré-fabricadas, duram até 100 anos, e podem ser transferidas de local.

O fundador da Social Bite, Josh Littlejohn, disse que os moradores de rua há muito são ignorados, até mesmo pelo governo e também não votam.


O trabalho da vila será feito em parceria com a instituição de caridade escocesa, Cyrenians, que está avaliando pedidos de residentes.

“A marca de qualquer sociedade é como você cuida daqueles que são mais excluídos. Esta vila diz uma coisa extraordinária sobre como todos nós queremos que o mundo seja”, disse o presidente-executivo da Cyrenians, Euan Aitken, no discurso de abertura da vila.

Essa é uma grande ação da Social Bite, que é uma “empresa social”, com o objetivo de prestar um serviço positivo à sociedade. A primeira loja foi inaugurada em 2012. Atualmente são cinco empresas e um restaurante na Escócia.

Um em cada quatro funcionários da rede está desabrigado e os clientes têm a opção de pagar pelas refeições para os sem-teto. A Social Bite ajuda mais de 300 moradores de sua cidade por semana e distribuiu quase 100 mil pratos de comida no ano passado.


Essa atitude é um exemplo, que nos mostra que sempre podemos fazer bem para as pessoas ao nosso redor, não importa quem sejamos ou nossa posição social.

Abaixo está um vídeo que mostra melhor como são as casas. Confira:

Gostou da atitude da empresa? Deixe um comentário abaixo e compartilhe essa ideia com seus amigos!



Direitos autorais da imagem de capa: Thomson Reuters Foundation/Lee Mannion


Não se culpe por abandonar alguns planos: você não é mais a mesma pessoa de ontem

Artigo Anterior

Filhos que não amam os pais

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.