Reflexão

A enfermagem é a arte de cuidar, é o compromisso com a vida!

A enfermagem e a arte de cuidar e o compromisso pela vida

Esses profissionais que trabalham na linha de frente das unidades de saúde do país inteiro merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão. O que seria de nós sem eles?



Sempre que falamos da área da saúde, a primeira profissão que surge na cabeça da maioria das pessoas é a do médico. Aquela típica figura em um jaleco e com um estetoscópio pendurado no pescoço. Para alguns, uma imagem de paz, já para outros, traz um pouco de ansiedade, pois não é todo mundo que gosta de frequentar unidades de saúde.

Este é um momento crítico em vários países. Mesmo que a vacinação tenha começado em vários lugares, ainda temos um longo caminho a percorrer para sair do olho do furacão dessa pandemia. Acompanhando os noticiários, o que mais vemos é a quantidade de pessoas que têm morrido. Milhares de almas que farão falta para suas famílias, que não vão mais sorrir para seus entes queridos, não lhes podem mais oferecer um abraço.

Nós nos sentimos tristes todos os dias com essas informações. Mas, às vezes, esquecemos de que também temos de olhar para o lado bom de tudo o que tem acontecido.


Claro, nunca podemos esquecer de pensar na pandemia, de nos proteger e proteger o outro, mas será que também não devemos enxergar um pouco da beleza que existe por aí?

Todos os dias, em todas as unidades de saúde, o entra-e-sai das alas hospitalares é grande. Os profissionais dessa área têm lidado com um mar de pessoas doentes em um fluxo desumano. Além dos médicos que prestam um lindo trabalho, às vezes, esquecemos de reconhecer outros profissionais que dão o sangue pela vida dos pacientes: os enfermeiros e as enfermeiras!

Enquanto o médico identifica as possíveis doenças de um paciente e lhe indica um tratamento, quem faz esse tratamento dar certo é o enfermeiro. Sim!

Os profissionais de enfermagem são os que administram o tratamento desses pacientes, são os que se certificam diariamente de que tudo está correndo bem.


Eles também são os principais responsáveis pelo cuidado dos pacientes. Já reparou nisso? São os enfermeiros que tratam todos os pacientes, sem distinção. Atendem jovens, idosos, cuidam da saúde de forma integral e, como estão sempre presentes, conseguem identificar com facilidade qualquer problema dos pacientes.

A proximidade do profissional da enfermagem com os que mais precisam é tão grande que ele consegue acompanhar a evolução do paciente, quando se recupera, consegue ver como os remédios agem no corpo de cada um e, com isso, fazer um relatório detalhado sobre cada especificidade do paciente.

Os enfermeiros trabalham em conjunto com vários profissionais da área da saúde, de médicos a nutricionistas! E se engana quem pensa que são apenas ajudantes do médico.

Na verdade, são profissões totalmente diferentes, que exigem capacidades diferentes. Um enfermeiro é capaz de administrar um hospital e uma equipe médica, enquanto visita seus pacientes.


É um profissional do qual emana amor e confiança. São os enfermeiros que nos passam tranquilidade, que atendem ao nosso chamado, independentemente da hora, que cuidam de nós de forma atenta e zelosa.

Eles merecem mais do que o nosso respeito, nosso cuidado e nosso carinho, merecem também reconhecimento!

Os enfermeiros e as enfermeiras merecem todo nosso apoio, principalmente neste momento tão difícil que estamos vivendo. Reconhecer a importância dessa profissão e agradecer a todos os que dedicam suas vidas ao cuidado com o próximo é nosso dever.

Agradecemos aos enfermeiros e enfermeiras pelo cuidado conosco. Seremos eternamente gratos a todos!


Compartilhe este texto com os profissionais de enfermagem que você conhece e com todos os que precisam deles!

Sorriso da vitória: bebê de 1 ano, que já enfrentou 5 internações, vence a covid-19!

Artigo Anterior

Após primeiro transplante de córnea artificial do mundo, cego volta a enxergar!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.