3min. de leitura

A escala de valores: “Uma vida sem busca não é digna de ser vivida”

“Uma vida sem busca não é digna de ser vivida”, disse o filósofo grego Sócrates.  Muitas pessoas vivem suas vidas para agradar aos outros. Deixam de pensar em si mesmas, sacrificando seus momentos de lazer, seu tempo com a família ou mesmo suas carreiras, prejudicando inclusive sua saúde física e mental.


E você, para o que ou para quem você vive sua vida? Para o que ou para quem você dá prioridade em sua vida?

O que você considera ser mais importante? Sua família? Seu trabalho? Seu hobby? Seus momentos de lazer? Ou suas conquistas e desejos materiais – dinheiro, joias, carros, moto?

Você chegou a pensar em você? Você considerou a si mesmo como o que há de mais importante em sua vida? Tudo começa com a escala de valores, onde poucos são aqueles que se colocam em primeiro lugar ou mesmo lembram de considerar a si mesmos como prioridade.


Você já prestou atenção nas instruções que ouvimos antes da decolagem de um avião? “Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão à sua frente.

Coloque a máscara primeiro em você para depois colocar em uma criança”. De que adiantaria você colocar a máscara primeiro na criança e depois desmaiar ou não estar em condições de ajudá-la dali em diante?

Ou seja, na sua escala de valores, nada pode vir primeiro que você. Nada nem ninguém vem antes de você. Se você não estiver bem, você não conseguirá apoiar sua família, não conseguirá realizar seu trabalho, e por aí vai.


Você está nesse mundo para conhecer melhor a si mesmo, para cuidar de você, para consertar o que for que tenha que ser consertado em você. Depois vem o resto.

Precisamos, ante de mais nada, aprendermos a tomar conta de nós mesmos. Sermos psicologicamente, fisicamente e espiritualmente sadios para podermos entender a verdadeira razão de estarmos aqui. Só assim estaremos aptos a ajudar não só a nós mesmos, mas também aos outros.

E podemos começar justamente ajudando as pessoas a entender que cada um de nós deve se preocupar exclusivamente com nossa personagem. Cada um de nós que define qual o papel queremos representar na novela da vida. Que pode ser bem longa, só depende de nós!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / mulikov





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.