ColunistasComportamento

A escrita pode indicar seu sucesso pessoal e profissional

A grafologia é a análise da personalidade e do caráter observada na escrita. Neste sentido, seu campo de aplicação torna-se infinito, pois tudo que envolve o comportamento humano pode ser subsidiado por ela.



Um arquiteto, ao elaborar um projeto de decoração, pode recorrer à grafologia como ferramenta de diagnóstico para ter mais informações sobre seu cliente e, assim, traçar o ambiente em harmonia com a personalidade da pessoa.

Um professor pode distinguir melhor seus alunos e até mesmo identificar sinais de alarme na conduta de crianças e adolescentes pela observação mais aguçada de suas escritas.

Um médico também pode ter uma análise clínica facilitada pela grafologia quando, ao avaliar a escrita de um paciente, identifica degenerações gráficas motivadas por doença ou disfunção orgânica (Grafopatologia).


Terapeutas igualmente têm lançado mão da ferramenta para auxiliá-los no diagnóstico de seus atendimentos, bem como advogados e juízes recorrem a laudos grafológicos para avaliar mais a fundo a natureza de seus clientes.

Neste sentido, as pessoas, de uma maneira geral, também podem buscar se conhecer mais pela escrita (laudo individual para o autoconhecimento) e até identificar que profissão seguir ao observar na redação suas habilidades e competências.

A forma particular que um indivíduo dá a determinada letra do alfabeto tem origem em diversos fatores físicos e emocionais. Por isso, cada pessoa tem seu estilo de escrita e, diante de uma mesma tarefa, organizará a situação a seu modo.

Mapear o perfil de uma pessoa pela sua letra significa saber como ela é e ter um razoável prognóstico de suas formas de agir, pensar e sentir, visando aliar ao local de trabalho o alcance de resultados e, assim, colocar em prática seus talentos e qualidades de forma mais eficaz.


Neste sentido, sua análise nos permitirá observar suas habilidades e competências, buscando identificar em qual profissão ela poderá ter mais sucesso.

Abaixo a redação de uma estudante de Direito, insatisfeita com o curso:

A escrita análise

Sua análise:


introspectiva em relação ao presente e futuro, comporta-se de forma reservada e séria, com dificuldades em confiar nas pessoas e ser direta com críticas. Defensiva e conservadora, necessita de aprovação alheia e, pode, no decorrer, sentir dificuldades em lidar com seus pontos fracos.

Disciplinada e observadora, lida bem com regras e autoridades, procurando seguir as ordens para que nada fuja do controle. Responsável e sistemática, trabalha com organização e planejamento, refletindo antes de partir para ação.

Detalhista e com boa concentração, cumpre seus compromissos e trabalha com consistência, preferindo atividades que sigam agenda preestabelecida e atividades rotineiras, denotando, assim, escassa criatividade.

É produtiva e trabalhadora, podendo fazer várias coisas ao mesmo tempo. Tem bom potencial de energia e sabe aproveitar as oportunidades que surgem, mostrando-se capaz de organizar fatos e operações com antecedência, mas em ritmo moderado. Valoriza as atividades previamente organizadas, com estruturas e horários, evitando as de risco e desafios. Confia em suas experiências pessoais e as decisões são baseadas em referências pessoais.


Pragmática e realista, opta por trabalhos que lhe tragam segurança e estabilidade. Com foco na tarefa, trabalha melhor em situações onde tenha que seguir procedimentos e normas, já que demonstra pouca flexibilidade e jogo de cintura para lidar com situações imprevistas.

Levando em conta estas características, concluímos que esta estudante poderá encontrar maior satisfação e interesse em funções administrativas e de controle, ou seja, carreiras em que possa colocar em prática sua concentração, análise lógica e habilidade para organizar e planejar. Para o seu sucesso profissional, atuará com maior eficácia em campos que requeiram disciplina, método, atenção e reflexão.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: antonioguillem / 123RF Imagens


A gente aprende que nada acontece por acaso, sabe? a vida nos dá provas disso…

Artigo Anterior

A vida é uma dança de cadeiras, então respeite o próximo, porque o próximo pode ser você

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.