4min. de leitura

A felicidade é uma escolha que fazemos a cada dia

De maneira geral, a felicidade é tratada pela sociedade como uma fórmula.



Para uma pessoa ser feliz, basta ter um bom trabalho + uma família perfeita + um corpo de atleta. Simples assim.

Muitas vezes, acreditamos e até mesmo nos esforçamos para aplicar essa fórmula na nossa vida, acreditando que é verdadeira, já que é algo que todos estão dispostos a seguir.

No entanto, por mais que seja difícil admitir, a verdade é que não existe uma fórmula para a felicidade, isso porque é um sentimento muito particular. Cada um vai atribuindo um significado único para a felicidade, de acordo com a sua personalidade e vivências, o que nem sempre serve para outras pessoas.


Da mesma maneira, não é certo dizer que seguir determinado conjunto de regras garante felicidade perpétua e estável. A vida nunca será um mar de rosas e, por mais que nos esforcemos para seguir todas as dicas que nos ajudam a ser pessoas melhores, ainda teremos de lidar com as dificuldades e imprevistos da vida.

A felicidade não é uma constante, é uma escolha.

As pessoas realmente felizes não são aquelas que menos tribulações enfrentam ou que seguem fórmulas matemáticas para alcançar a plenitude, mas as que escolhem enxergar a vida com bons olhos e coração aberto, independentemente de suas dores e problemas.

Precisamos compreender que passar por situações difíceis, ter insatisfações com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor não são o fim do mundo nem nos tornam inaptos para a felicidade, são apenas sinais de que somos humanos e estamos experimentando o mundo.


Podemos ser felizes hoje, com as nossas imperfeições e tudo o que está errado no mundo. A nossa felicidade sempre está em nossas mãos e, se formos esperar as condições estarem favoráveis para sermos felizes, desperdiçaremos muito tempo da nossa vida.

A felicidade é uma escolha, e ela sempre começa dentro de nós. Ser feliz é menos sobre o que o mundo nos proporciona para sermos felizes e mais sobre o que escolhemos fazer com a realidade que vivemos agora.

Não seremos felizes o tempo inteiro, e isso é normal, mas não podemos nos privar das oportunidades de sermos felizes por conta de padrões, pessoas ou fatores externos.

Comece a enxergar a felicidade com outros olhos. Entenda que ela não é encontrada em regras e padrões que apenas separam as pessoas, mas em seu interior, em cada uma de suas experiências.

Escolha ser feliz, mesmo com os seus problemas e falhas. Desfaça o mito de que a felicidade está muito distante. Ela está mais perto do que você imagina, e quando começar a incluí-la em sua vida, apesar das circunstâncias, perceberá que tudo de que precisou esteve sempre dentro de você.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Matheus Bertelli/Pexels.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.