A foto que emocionou o mundo: menino, morador de rua, se vale da luz do McDonald’s para fazer lição de casa

Ele se chama Daniel Cabrera, e tem 9 anos. Todas as noites ele usa as luzes do restaurante para estudar, porque onde moram não tem energia elétrica. Mas isso não o desanima!

As desigualdades que existem em nosso mundo são surpreendentes! Enquanto algumas pessoas possuem tudo o que desejam, outras tentam sobreviver e fazer o seu melhor com o pouco que têm, e enfrentam cada dia como uma grande batalha, em que precisam combater inimigos diários como a fome, falta de um teto, de família e mínimas condições de dignidade para chegarem a um novo dia.

Infelizmente, muitas crianças vivem em condições precárias, e não possuem a mínima estrutura para crescerem de maneira saudável e feliz. Além de todo o prejuízo emocional de viver dessa maneira, elas enfrentam outro grande problema, a falta de condições para educação. Em uma realidade de vida em que comida é uma raridade, cadernos e livros se tornam um luxo muito grande.

No entanto, mesmo em contextos como esse podem surgir grandes exemplos de persistência e dedicação: pessoas que apesar de pequenas estão dispostas a transformarem o seu mundo!

É essa grande mensagem de reflexão que uma criança filipina está transmitindo ao mundo depois de ser fotografada em um momento muito especial.

Uma estudante filipina chamada Joyce Torrefranca tirou uma foto muito tocante. Ela retrata uma criança moradora de rua ajoelhada no chão com um lápis na mão, um livro aberto e uma mesa improvisada. A criança fazia a sua lição de casa da escola, e usou como luz um restaurante do McDonald’s que estava ao lado.

A história da família é muito triste. Sua casa foi completamente destruída durante um incêndio, e eles viviam em um mercadinho em que a mãe trabalhava. Ela, viúva, cuida do menino e de seu outro filho, doente. Ainda diante de toda essa realidade, a criança continuou valorizando o estudo e emocionou muitos estudantes que viram a cena. Pessoas que possuem todas as condições de estudo, mas muitas vezes não dão valor a essa grande oportunidade.

A criança se chama Daniel Cabrera, e tem 9 anos. Todas as noites ele usa as luzes do restaurante para estudar, porque onde moram não tem energia elétrica. Mas isso não o desanima:

“Apesar da minha situação atual, estou determinado a terminar meus estudos e ser capaz de ajudar minha família”, disse Daniel, em entrevista à CBN News.

Uma das professoras do menino, Rosalina Detuya, ressalta sua inteligência: “Daniel é uma criança feliz. Ele também é inteligente e realmente participa e responde durante as discussões em classe, ele participa muito!”

Uma reviravolta do destino

A realidade da família começou a mudar depois que a foto tirada por Joyce viralizou no Facebook. Eles receberam muitas doações, que incluem mesa, uniforme e sapatos para o menino ir à escola. Além disso, agora vivem em uma casa só deles, com o aluguel pago por um padre da região pequena e conseguem pagar uma lan house para que o menino possa fazer os seus trabalhos com mais dedicação.

A mãe lembra dos momentos de dificuldade que enfrentaram:

“Às vezes, eu falava para ele ficar em casa porque não tinha dinheiro para o almoço na escola, mas ele dizia que não queria, que a professora havia dito para ele ir”, contou.

Felizmente agora eles vivem melhor e Daniel pode alimentar ainda mais o sonho de ser policial.

Esperamos que Daniel realize o seu sonho e consiga ajudar a mãe. O menino é um grande exemplo de que não podemos abrir mão do conhecimento, dos estudos, por isso realmente transforma vidas.

Linda e inspiradora história. Se gostou, deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!




Deixe seu comentário