A gentileza é um ato de amor que sempre retorna para aqueles que a oferecem

4min. de leitura

A gentileza é o primeiro passo para uma vida mais feliz e livre, porque tira de nós o peso das mágoas e abre nossa alma para uma nova realidade, em que o amor é nosso guia em todos os momentos.



A gentileza pode ser um grande desafio em muitos momentos de nossa vida. Nem sempre as pessoas merecem receber o melhor de nós, nem sempre suas atitudes egoístas e maldosas merecem uma resposta amorosa e empática, nem sempre achamos justo retribuir com bondade àqueles que apenas tentam fazer-nos o mal.

Podemos nos sentir revoltados quando ouvimos de nossa família ou amigos que devemos sempre “pagar o mal com o bem” ou que devolver as coisas ruins na mesma moeda nos torna tão maus quanto aquele que nos feriu. Não achamos justo ser sempre a pessoa madura, que se prejudica, mas nunca retribui a maldade alheia.

No entanto, quanto mais experiência acumulamos, melhor percebemos que o melhor a fazer por nós mesmos é exercitar a gentileza. Abandonamos o pensamento de que gentileza é sinal de fraqueza e começamos a compreender que ela é um grande indicador de inteligência emocional.


Ser gentil é não permitir que a maldade dos outros nos desestabilize, é presentear com amor os que só oferecem dor e plantar um futuro melhor para nós mesmos.

Ser gentil é compreender que a melhor maneira de tratar uma pessoa, ainda que tenha nos feito mal, é a maneira como gostaríamos de ser tratados por ela. É compreender que não podemos permitir que a falta de caráter de alguém afete nossos valores e mude nossas atitudes.

A gentileza é um ato de amor, tanto por nós quanto para o outro. Através dela, libertamos o nosso coração de sentimentos, como o rancor, e também permitimos que o outro reflita sobre aquilo que fez e, quem sabe, mudar as suas atitudes.

Todo ato de gentileza retorna para a nossa vida, em algum momento, seja através de bênçãos inesperadas, relacionamentos saudáveis e felizes ou conquistas significativas. Pode perceber, sempre que você saiu de seu caminho para ajudar alguém, deixando de lado seu orgulho, foi surpreendido com algo muito bom pouco tempo depois.


É assim que o Universo trabalha, Ele nos recompensa por todas as nossas boas ações. Nenhum ato de amor praticado a outras pessoas passa despercebido.

Ainda que seja difícil e doloroso, no começo, precisamos ser capazes de praticar a gentileza. Ela nos faz mais bem do que qualquer ato de vingança, porque renova nosso interior, trazendo-nos força, amor e prosperidade.

A gentileza é o primeiro passo para uma vida mais feliz e livre, porque tira de nós o peso das mágoas e abre nossa alma para uma nova realidade, em que o amor é nosso guia em todos os momentos.

Incorpore mais gentileza em sua vida, você não se arrependerá!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Unsplash/Pixabay.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.