Pessoas inspiradoras

A história da Miss Vietnã, que doou 100% de seu prêmio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo!

Foto: Reprodução
Capa site A historia da Miss Vietna que doou 100 de seu premio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo

Ela participou do Miss Vietnã 2017 e fez história tanto por sua representatividade quanto pela doação que fez à sua comunidade.

H’Hen Niê é a vietnamita que participou do Miss Vietnã 2017, na 67ª edição do concurso, como finalista do Top 4, representando sua comunidade Ede, um grupo étnico que compreende apenas 5% da população do país. Foi aclamada como vencedora por muitos, desde o início.

De acordo com o Metro Style, após sua participação e consequentemente conquista do título, por causa da simpatia e beleza, ela se tornou a primeira miss Vietnã a fazer parte de um grupo étnico minoritário. O prêmio do concurso era em dinheiro, estimado em US$ 10.000, em torno de R$ 48 mil atualmente.

Sem pensar duas vezes, H’Hen Niê cumpriu a promessa que fez à sua comunidade e doou todo o prêmio para as escolas que frequentou quando criança, para que outras crianças pudessem se beneficiar com bolsas de estudos.

Com uma decisão humanizada, H’Hen Niê deixou de usufruir o prêmio como miss Vietnã e se tornou um exemplo de ser humano para muitos. Além da coroa, ela conquistou o coração de muitas pessoas.

Imagem 1 A historia da Miss Vietna que doou 100 de seu premio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @hhennie.official

História de H’Hen Niê

H’Hen Niê nasceu em Cư M’gar, Đắk Lắk, uma província localizada no planalto central do país. O lugar é o lar de muitos grupos indígenas minoritários, que têm tradições fortes, como o casamento aos 14 anos de idade, mas H’Hen Niê estava determinada a mudar sua rota, pois tinha outros objetivos em mente. Mesmo com seus pais querendo que ela encontrasse um marido e se casasse, seguindo as tradições da comunidade, ela desafiou a tudo e a todos. Corajosa, despediu-se da vida antiga e mudou-se para Ho Chi Minh com o objetivo de obter seu diploma na faculdade.

Imagem 2 A historia da Miss Vietna que doou 100 de seu premio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @hhennie.official

A jovem trabalhou como babá, tutora, empregada doméstica e até entregando folhetos na rua para bancar as despesas da faculdade. Com muita dedicação e renúncias, formou-se em finanças empresariais no College of Foreign Economic Relations, mas sua história não se limita a isso. Quando completava seu estágio em um banco de Ho Chi Minh, ela foi notada e procurada para modelar, e como era empreendedora, aproveitou a oportunidade.

Apesar de nunca ter considerado a carreira de modelo, em 2015, ela conseguiu entrar em um reality show chamado “Vietnam’s Next Top Model” e terminou em nono lugar. O programa serviu de experiência, mas muito mais que isso, H’Hen Niê se tornou mais autoconfiante e descobriu sua nova paixão, que era ser modelo. Ambiciosa, ela logo tinha outro objetivo em mente e começou a treinar e se preparar para participar do Miss Vietnã.

Imagem 3 A historia da Miss Vietna que doou 100 de seu premio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @hhennie.official

Miss Vietnã 2017

Com cabelo curto icônico, personalidade forte, bronzeamento natural e uma beleza que contrastava com a tradicional vietnamita, H’Hen Niê conquistou um espaço muito bom na competição. Mas não somente isso fez da modelo um destaque na edição, ela lutava por causas importantes, como a educação, a conscientização sobre o HIV e o empoderamento feminino.

Imagem 4 A historia da Miss Vietna que doou 100 de seu premio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @hhennie.official

Com talento de sobra, H’Hen Niê conquistou a coroa do Miss Vietnã de 2017 e o título de primeira vietnamita a passar do Top 10 do concurso e a primeira aposta de uma comunidade étnica. Além disso, conseguiu quebrar os padrões de beleza do Sudeste Asiático, que ditam que a combinação para uma rainha de beleza vencer é ter pele clara e cabelos longos.

Segundo o Metro Style, em 2018, a modelo também conquistou o Top 5 Miss Universo 2018.

Imagem 5 A historia da Miss Vietna que doou 100 de seu premio em dinheiro para cumprir promessa com seu povo

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @hhennie.official

0 %