3min. de leitura

A humildade é a capacidade de se sentir feliz e completo sem precisar “ter” ou “ser” nada.

O valor da vida não tem valor monetário. Uma viagem pode ser maravilhosa, um carro do ano pode ser muito prazeroso, roupas de marca podem ser mais bonitas.



Mas o real valor da vida está na humildade. A humildade é a capacidade de se sentir o mais feliz e completo ser humano da terra sem precisar “ter” ou “ser” nada.

Apenas sentir.

O humilde não tem necessidade de mostrar nada a ninguém, pois basta-se de si mesmo.

Enquanto isso, encontramos em nossas vidas o real valor quando olhamos nos olhos de uma mãe sempre dedicada, delicada, simples, cheia de dons como a música, a culinária, a pintura, a costura. Dons que o tempo tomou e eternizou. Uma mãe forte que não precisa de médicos, nem de remédios, muito menos de ajuda.


O real valor está na honra de um pai que não deve nada a ninguém, que trabalhou e mostrou como se trabalha. Ensinou os filhos a pescarem seus peixes dando-lhes anzóis. Sensibilizou-se com a idade e festeja cada aniversário que a vida lhe proporciona.

Essa é a vida. A vida passa e quando chegarmos nessa fase da vida o que vamos querer é exatamente o que nossos pais querem hoje: atenção, carinho e tempo.

Pode ser que a vida nos mude, ficaremos mais esquecidos, menos atentos à limpeza, mais sensíveis. E tomara que a genética nos ajude a sermos tão saudáveis quanto nossos pais. Mas uma coisa é certa, quando ficarmos velhos, vamos querer atenção, carinho e tempo.

O melhor que tenho a dizer vem agora: essas coisas que vamos cada vez querer mais, são de graça.


Por que não começar hoje? Todo mundo gosta de bater papo. Todo mundo quer conversar, todo mundo quer a vida inteira atenção, carinho e tempo. Porque deixamos para querer verdadeiramente isso somente mais tarde?

Que este texto seja seu presente. Um convite à reflexão. Um convite à felicidade!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: zestmarina / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 26/05/2018 às 6:51






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.