ColunistasComportamento

A importância da primeira impressão: sua história é contada por meio da sua imagem

A importância da primeira

A impressão inicial é nossa primeira e, às vezes, única oportunidade de fornecer aos outros uma noção sobre quem somos e que muitas vezes será duradoura.



Isso significa que a impressão deixa uma “lembrança”, sensação que perdura a respeito de alguém ou de alguma coisa. Quando deixamos uma má impressão para o outro, temos que imprimir novas lembranças boas para substituir a primeira, e isso é muito mais trabalhoso.

Embora não pareça politicamente correto fazer isso, quando somos apresentados a alguém, nós rapidamente julgamos e somos julgados. As roupas nunca são fúteis, elas comunicam e significam sempre alguma coisa, e essa coisa está ligada a nós inconscientemente.

Todos julgamos os outros com base em preconceitos e estereótipos preexistentes.


Para confirmar isso responda essas perguntas simples sobre pessoas hipotéticas de quem não sabemos nada, exceto uma característica observável.

(Trecho extraído do livro “Começando com o pé direito”)

  • Quem é mais confiável? O vendedor que não consegue estabelecer um bom contato visual ou aquele que consegue?

  • Quem é mais cuidadoso? O bancário que sorri e diz “olá”, ou aquele que nem tira os olhos da tela do computador?
  • Quem é mais humilde? O homem que usa um Rolex de 10 mil dólares ou aquele que exibe um Timex?
  • Quem é mais capaz? O dentista que tem um consultório bem montado num edifício médico moderno ou o que tem cadeiras gastas na sala de recepção em seu consultório que fica na esquina do centro comercial da vizinhança?

Sabemos qual característica você escolheu, não é mesmo?

O julgamento que fazemos dos outros varia de pessoa para pessoa, de acordo com suas referências, experiências de vida, e até mesmo diferenças culturais e regionais, por isso as pessoas podem ter impressões diferentes.

Pode-se concluir que uma boa aparência traz autoconfiança, melhora o desempenho (satisfação), projeta uma imagem positiva, melhora os relacionamentos e eleva a autoestima.

Então, de fato, não lidamos apenas com o “estar bonito ou feio”, é muito mais do que isso, pois comunicamos, sem que seja necessário dizer uma palavra. Sua história é contada por meio da sua imagem.


Segundo Tom Peters, a sua imagem está diretamente ligada àquilo que você faz ou representa, por isso, investir em você é muito importante!

Além disso, uma marca pessoal forte é aquela que está sempre em evolução. Por isso, seja a sua melhor versão!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF/Sagabear

Manifeste uma realidade melhor hoje! Confira o top 10 da semana!

Artigo Anterior

Não fique, por favor: o poder do aDeus

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.