4min. de leitura

A Importância dos Vínculos

Cada vez mais me convenço da importância dos vínculos em nossa vida. Vínculo não é com qualquer pessoa, não se dá com todas as pessoas, mas com aquela determinada pessoa. Cada vínculo é uno, diferente um do outro, cada pessoa vai despertar emoções, assuntos e confissões diferentes. Às vezes, quando voltamos de encontros profundos com essas pessoas até ficamos mais recolhidas em ambientes em que não sentimos esse acolhimento todo, pois sabemos que aquela preciosidade não se dá em qualquer contato. Contato não é encontro. Podemos conviver com várias pessoas, mas apenas algumas vão acender aquela chama de troca que alimenta nossa alma e nosso coração, que nos faz sentir vivos e atuantes no mundo.



Como é bom receber pessoas em nossa casa, em nossa vida, em nosso coração. Também é tão bom visitar pessoas, passar horas conversando, ver como cada pessoa está lidando com mudanças que também vivenciamos e com mudanças que virão pela frente.

Escutar as diferenças e semelhanças quanto à decisão por essa grande mudança que segue seu curso. Perceber angústias, medos, dificuldades, alegrias parecidas. Acalenta-nos saber que é difícil para outras pessoas também, que aquilo que desejamos vir a ser realizado traz todo um pacote de temores, expectativas, assim como seus enfeites, cores e tonalidades vibrantes. Isso é a vida: um misto de dor e entusiasmo, de esperança e medo, de deslumbramento e hesitação.

Para além dos vínculos famliares (parentes, conjugê, etc.), necessitamos desses outros olhares, sorrisos, sonhos, histórias de luta pela vida. É claro que nossa família é fundamental, ter raízes para poder se re-alimentar, e também asas para poder formar uma nova família, num novo período de nossa vida de maturidade, de crítica, de questionamenstos acerca da vida a dois e da vida familiar que queremos escrever no livro da nossa vida, seguindo nossas escolhas, acertando, errando, tentando corrigir erros e vivenciar cada vez mais a harmonia.


Voltar a escolher esse amor a cada dia e as mudanças que isso acarretou às nossas vidas, e é muito bom você tomar sua própria decisão e viver dela, como disse uma amiga. Assim como precisamos da riqueza cheia de diversidade que outras pessoas podem nos trazer, nos enriquecer de outras ideias e outras visões de mundo, ampliar nosso olhar, olhar para fora para poder enxergar melhor o que há dentro de nós.

É importante nos re-abastecer de energia nesses momentos em que estamos com pessoas próximas, energia que muitas vezes se esvai nas dificuldades, no cansaço, na luta do dia a dia, na falta de um momento em que possamos olhar para dentro de nós, ao estarmos diante do outro. Que saibamos dar e receber aos nossos vínculos apesar da correria do dia a dia.

 


Fonte: Enquanto Mudarmos 

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.