4min. de leitura

A incrível arte de se refazer

É aí que vem uma força maior, avassaladora e você tem duas escolhas: trancar-se no quarto e mergulhar cada vez mais nesse oceano vazio ou aproveitar as ondas e seguir em frente.

Sabe aquela nostalgia que bate de vez em quando? Aquela vontade de voltar ao tempo, quando na verdade estamos presos em um mundo onde nós mesmos criamos, e de repente vem às lembranças, em uma fotografia, um cheiro, ou em algum filme, ao ouvir uma música, memórias gravadas no peito, invadem a nossa mente?


Sabe aquela vontade louca de gritar do nada e colocar tudo para fora? Então você se cala e só fica um vazio por dentro.

É aí que vem uma força maior, avassaladora e você tem duas escolhas: trancar-se no quarto e mergulhar cada vez mais nesse oceano vazio ou aproveitar as ondas e seguir em frente.

Você não precisa saber surfar, mas o tripulante principal dessa navegação é você!


Confira cinco dicas sobre a incrível arte de se refazer:

1. Respire fundo, feche os olhos e tente pensar em apenas coisas boas ou lugares em que você gostaria de estar, viaje em pensamento e sinta uma sensação de paz invadir a sua alma. Pratique isso em um local tranquilo, sem barulho, por algum tempo.


2. Evite estresse com os problemas rotineiros, seja no trabalho ou no ambiente familiar, e principalmente não leve os problemas para casa, isso só aumenta o stress. Toda vez que algo o irritar “inspire e expire”, tente rir da situação, porque, às vezes, são motivos tão “sem motivos” que não valem a pena nos importarmos. “Só não ria em voz alta.”


3. Escreva sobre o seu dia em um diário ou caderneta, vai lhe fazer bem! É importante anotar tudo, as coisas boas e ruins que aconteceram durante o dia. Você verá que, no dia seguinte, aquela inquietação e mágoa não caberão mais em seu peito e nem terão mais tanta importância assim. “Porque até um pé no traseiro nos empurra para frente.”



4. Pratique o desapego! Para se refazer, desapegue dos fantasmas do passado e até daqueles seus jeans que você adora, mas não lhe servem mais! Desapegue de todas as coisas que estão paradas em sua casa e compartilhe com quem pode utilizá-las, desapegue de seus medos, daqueles sentimentos que só lhe fazem mal, desapegue do que lhe tira o sono e encharca seu travesseiro, desapegue de tudo que não faz mais sentido em sua vida.


5. Seja grato! Reclame menos e agradeça mais! Quanto mais você agradece, mais coisas boas acontecem em sua vida, então aprecie a beleza do amanhecer, o pôr do sol, aquela lua que ilumina nossas noites escuras. Agradeça a cada pequena conquista, a cada sorriso, a cada abraço, cada momento ao lado das pessoas em que amamos, “não precisamos de muito para ser feliz”, um bom café e uma boa conversa, no aconchego de nossos lares, já basta!

Por que complicamos tanto a vida? Se a base dela é o amor, e o amor não tem explicação, e é tão simples?!

Simplesmente amem e sejam felizes! Sem drama, ok?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Nickolay/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.