Reflexão

A incrível sensação de perceber que não ter dado certo foi a melhor coisa que podia acontecer!

Capa A incrivel sensacao de perceber que nao ter dado certo foi a melhor coisa que podia acontecer

Podemos não perceber na hora, mas muitas vezes, quando algo que planejamos não dá certo, é sinal de que algo muito melhor está por vir!



Nós, humanos, somos criaturas que pensam poder controlar tudo. Fizemos isso com o mundo à nossa volta, levando nosso planeta ao limite, fizemos isso com os animais, usando-os para o nosso sustento e fazemos isso com outros humanos também, subjugando pessoas à nossa vontade, quer seja por temos mais dinheiro, influência ou qualquer outra métrica de valor que criamos que possa nos colocar acima delas.

Vivemos nessa ilusão de controle, buscando-o em todos os cantos de nossas vidas, tentando trazer ordem para uma existência aparentemente caótica, pois nós, como sociedade, ainda temos muita dificuldade para largar do volante de nossas vivências. Mas sinto dizer, meu colega neurótico controlador, esse volante nem ao menos existe.

Um exemplo muito recente sobre como não temos controle de absolutamente nada foi a pandemia e seus impactos. Em pouco tempo, planos e preparativos foram deixados de lado, pois a natureza mostrou que, por mais que o ser humano tente domá-la, o ciclo da vida seguirá como bem entender.


Voltamos para dentro de nossas casas, isolados, e fomos obrigados a compreender que não há ninguém que segure o dia de amanhã. Alguns acordaram de suas fantasias de controle, outros ainda seguem relutantes.

A verdade é que não é preciso nem um impacto global, como foi a pandemia, para exemplificar nossa ilusão controladora. Basta buscar na memória ou até mesmo avaliar o que está passando na sua vida agora, para entender que Deus sempre age para nos mostrar que nós não temos noção do futuro, mas Ele sim sabe de todos os seus planos para nós!

Um relacionamento frustrado, uma oportunidade de emprego perdida, uma viagem que não pode ser feita podem ser todos exemplos de quando Deus intervém para nos tirar de um caminho que considerávamos certo e nos colocar no trajeto que Ele sabe que é o correto para nós.

Podemos não entender no momento, é normal sentir o sofrimento do luto por um plano que não se concretizou, mas é precisamente nesses momentos que devemos perseverar e confiar que o que deve ser nosso, nossas bênçãos mais aguardadas, está nos esperando no fim de uma provação.


Você deve conhecer um amigo e uma amiga que sempre repetem aquelas frases antigas, que muitos consideram batidas, como “há males que vêm para bem” ou “algumas coisas precisam chegar ao fim para que outras melhores aconteçam”. Não ignore tão rapidamente essas palavras, existe um motivo pelo qual elas são repetidas por gerações.

Nossas cabecinhas controladoras, muitas vezes, não fazem por mal, é a aquela boa ansiedade que faz com que nos enchamos de sonhos e metas, esquecendo de construir e viver o agora. É duro aceitar, mas há casos em que não ter dado certo foi a melhor coisa que poderia ter acontecido!

É compreensível que seja difícil deixar o controle imaginário de lado, principalmente quando estamos sofrendo por uma frustração – parece que é exatamente nessas ocasiões, quando o controle se mostrou mais uma vez irreal, que nos agarramos à fútil ideia de planejar algo –, mas é apenas porque você ainda não tem a perspectiva de que isso por que está passando é apenas um pedaço do caminho que você irá trilhar em direção a coisas melhores.

E tudo bem, se ainda não souber para onde quer ir! Vários desses abalos no cronograma que inventamos para nossa vida nos deixam sem chão. Sinta o que tiver que sentir, chore, desabe, mas tenha a convicção de que o melhor está por vir!


Quando algo não sai como esperamos, é um grande golpe no nosso ego, mas basta respirar fundo e confiar que não há dor que dure para sempre nem uma noite que seja eterna. Depois que toda a raiva e tristeza passarem, eu lhe garanto, você será invadido pela mais bela das sensações: a paz de saber que esse acontecimento não é o seu fim, mas sim um novo começo.

Cantor mexicano trocou seu cabelo por correntes de ouro puro. Implantou dezenas delas no crânio

Artigo Anterior

A prioridade destes 4 signos será sempre a família. Valorizam esse laço como ninguém!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.