4min. de leitura

A integridade deve ser o nosso guia

O objetivo não é comparar a integridade com outro adjetivo qualquer. Pois bem, vamos lá! Quando olhamos para o dicionário vemos:

  • Qualidade de íntegro (Inteiro; completo; que tem comportamento exemplar = HONRADO, RETO)
  • Caráter daquilo a que não falta nenhuma das suas partes.
  • [Figurado] Retidão, honradez; pureza intata.

Entre outras.


Como agimos com relação à integridade? Estou falando da importância de agir com integridade sempre. Sei que todos concordam com isso em tese. Mas e na prática?

Ensinamos aos nossos filhos e aos que estão ao nosso lado, seja em nosso lar, nosso trabalho e na sociedade com exemplos, a retidão, a honradez e nos colocamos junto a eles, inteiramente?

Ser um indivíduo reto significa que devemos nos portar conforme os ensinamentos morais, senão, vejamos, eu digo que tenho retidão e ao agir no meu dia a dia pratico coisas diferentes das que eu falo.


Contos e lenda para nos fazer refletir:

“Num passado distante, havia um mestre num templo em ruínas com seus discípulos, e para reformarem o prédio precisavam de dinheiro. Como eles faziam estudos e meditações, não tinham “tempo” para realizar obras que trouxessem o montante para a reforma.

Sendo assim, o mestre propôs: vocês estão vendo que precisamos melhorar as condições do nosso templo, então, eu proponho (pela falta de tempo que possuímos em razão dos estudos e meditações) a vocês irem à cidade nos horários em que as pessoas não os vejam e roubem coisas de valor para depois vendermos e arrecadarmos dinheiro o suficiente para as reformas.


Houve muitas conversas entre os discípulos e depois de algum tempo resolveram ir, embora a orientação não tivesse sido aceita por todos, afinal não se esperava essa postura do mestre.

Minutos depois, o mestre viu que apenas um deles havia ficado. Foi até ele e lhe perguntou:  Por que você ficou? E o discípulo lhe respondeu com firmeza: Onde quer que eu vá, eu sempre estarei olhando para mim mesmo. Meus próprios olhos me verão roubando e minha consciência registrará o fato.”

Pessoal, esse nível de consciência é o que precisamos, não só para as nossas atitudes diárias, mas para os ensinamentos que podemos passar a todos, afinal o fato de não sermos vistos, não faz com que o ato se torne correto.

A integridade deve ser o nosso guia. Se não tivermos honradez e retidão para conosco e com todos, como poderemos exigir dos outros? Que sementes você está plantando?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: sakkmesterke / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.