Comportamento

A inveja mora perto. 4 sinais de que você tem um colega de trabalho invejoso!

6 capa site A inveja mora perto 4 sinais de que voce tem um colega de trabalho invejoso

No ambiente de trabalho, as relações podem se revelar inconstantes e complexas, principalmente porque o nível de competição é alto.



Quando entramos num novo trabalho, fazemos questão de mostrar total disponibilidade, querendo aprender todas as funções da melhor maneira e ficando até depois do horário, se for possível. Mas, assim como um relacionamento amoroso, os defeitos daquele ambiente podem não aparecer nos primeiros dias, levando alguns meses para descobrir se o local vale a pena ou não.

Com o passar dos meses, aquele colega de trabalho que se revelava uma pessoa neutra, ou mesmo esbanjava simpatia, pode começar a mostrar a realidade das suas intenções. Uma coisa é fato: no ambiente profissional, a competição é acirrada e, dependendo da área, nem sequer existe amizade, já que todos querem se destacar.

Em um ambiente saudável, não existe problema nenhum em querer sempre ser melhor que o outro, mas apenas se isso não afetar os colegas ou mesmo o próprio comportamento, tornando o clima pesado e insuportável, fazendo até com que bons funcionários peçam demissão.


Se você sente que existe um colega de trabalho invejoso, mas não sabe dizer se é coisa da sua cabeça ou não, saiba que existem alguns sinais que podem ser úteis na hora de analisar essa questão. Quer saber quais são?

1. Faz questão de apontar seus erros e nunca elogia qualidades

Se a pessoa em questão só reparar nos seus erros, fazendo questão de sempre chamar atenção, falar deles na frente de todos e até para o chefe, saiba que esse pode ser um sinal de alerta. Não é interessante que uma pessoa, principalmente em um lugar onde todos passam muito tempo juntos, seja traiçoeiro. Se os seus acertos passarem batido então, pode ter certeza de que está tudo errado!

2. Está sempre querendo atrapalhar ou diminuir seu trabalho


Sabe aquela pessoa que a gente só percebe que existe por que ela incomoda? Então! É justamente isso, alguém que quer induzir seu erro, diminuindo seus esforços apenas para parecer ser superior. Normalmente são aquelas que ficam o tempo inteiro falando quão ocupadas são ou mostrando para todos como faz as coisas corretamente, querendo aprovação a qualquer custo.

3. Não aceita nenhuma das suas ideias

Qualquer sugestão que você dá é desmerecida pela pessoa invejosa, que encontra argumentos até das vozes da própria cabeça para tentar refutar suas ideias. É tanto trabalho tentando prejudicar você, que chega a dar pena, simplesmente porque é apenas diminuindo os outros que ela consegue se sentir bem consigo mesma, já que é incapaz de lidar com suas inseguranças e falhas. Tome cuidado, existem ainda aquelas que desmerecem suas ideias, mas que as roubam assim que podem!

4. É hostil e grosseira sem nenhum motivo aparente


Pessoas invejosas têm muitos problemas de autoestima e de insegurança emocional, sentindo tanto ódio de alguns colegas, que simplesmente não conseguem se conter. É impressionante, são capazes de lidar com situações como se tivessem bipolaridade, sendo agradáveis em um momento e extremamente grosseiras no minuto seguinte. Ficam alternando entre comportamentos de autoridade e tranquilidade, chegando a enganar que são amigos e totalmente compreensivos para, em seguida, voltar a agir com hostilidade.

Caso isso aconteça, tente se afastar o quanto antes da pessoa, porque sentimentos de inveja podem se transformar em algo maior, como assédio moral. Se for preciso, fale com seu chefe e com o RH, é importante deixar o assunto às claras para que essa forma de agir não fique escondida de nenhum funcionário.

Chefe deu duas passagens aéreas e R$ 55 mil para cada uma de suas funcionárias. Quis lhes retribuir!

Artigo Anterior

Estes 5 signos são como as fênix, sempre renascem das cinzas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.