“a marca dos grandes homens e mulheres está na capacidade de perdoar”

8min. de leitura

Quem não consegue perdoar o outro também não se perdoa e não evolui.

A frase título deste artigo está baseada na história bíblica de Jacó contada no velho testamento e se refere ao perdão que Esaú concedeu a seu irmão Jacó muitos anos após o mesmo o ter traído.



A essência da frase adaptada para os dias atuais ainda é uma verdade incontestável e define aqueles seres que buscam a evolução e se destacam no seio da humanidade, ainda mergulhada no rancor e nas mágoas vividas com seus próprios irmãos.

O perdão é uma forma divina de amor, amor-próprio e amor pelo seu semelhante, porque quem perdoa seu semelhante liberta a si próprio e o outro também.

Muitas pessoas guardam mágoas por anos e isso é um mal muito antigo da humanidade, que precisa ser eliminado para que haja evolução espiritual. Quem não consegue perdoar o outro também não se perdoa e não evolui.


Os exemplos dos benefícios do perdão são tão visíveis nas vidas daquelas pessoas que aprenderam a perdoar,  que torna-se desnecessário explanar esta parte, perdoar é abrir o coração e não permitir que a ofensa seja um espinho na carne que, quando não é retirado, inflama e causa inúmeros malefícios, prejudicando a qualidade de vida daquele que se sente ofendido.

Porém, perdoar não é permitir, conceder oportunidades eternas ao outro para que pratique novos atos que venham prejudicá-lo.

Perdoar é deixar que o outro se vá, que siga em frente e continuar a seguir seu caminho, sem perseguição, sem desejo de vingança, sem revanchismo, sem dar o troco, apenas focando sua atenção no que é bom e produtivo na vida.

Conhecemos as leis de causa e efeito, sabemos que quem comete os atos negativos com maldade no coração receberá os mesmos efeitos danosos que causou a outros. Sabemos também que a lei de causa e efeito não é seletiva, mas geral, então, quando praticamos os atos de amor incondicional, amor ao próximo e o perdão,  esta sublime forma de amor, isto significa que receberemos também os efeitos dos atos amorosos que praticamos.


Aos caros leitores que não concordarem com este artigo, meus respeitos porque mesmo os corações mais endurecidos, aqueles que ainda vibram na lei antiga do “olho por olho”, terão seu tempo para reconhecer e praticar o perdão como única forma de evoluir e obter as realizações concretas e duradouras nesta vida e também por toda a eternidade, na vida do espírito imortal de cada um.

Ninguém é perfeito neste mundo, isso é uma verdade que devemos admitir e devemos refletir bem, porque também cometemos erros, alguns conscientes, outros inconscientes,  porém, são erros reais e quem perdoa também será perdoado.

Reflitam no poder do perdão, do perdão, de coração, e receba estes benefícios amorosos em suas vidas.

No encerramento deste artigo ofereço aos queridos leitores a prática do Ho’oponopono como uma opção de amorosa.

Ho’oponopono, Oração Origina/lMorrnah Namalaku Simeona (dizer antes do símbolo  (*) o nome da pessoa ou pessoas a quem deseja pedir o perdão)

Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.

*Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.


Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito, dia a dia, e com o qual não me sinto confortável.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu as amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertá-las e a mim.

*EU SINTO MUITO, PERDOE-ME, EU TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

*SINTO MUITO, TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra: Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…

Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados a maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Seu perdão. Deixe que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à sua saúde emocional, que é a mesma minha,  então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu lhe digo que…

*Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

*Peço-lhe perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.

*Agradeço-lhe por estar aqui para mim…

E TE AMO por ser quem você é.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: bst2012 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 24/06/2018 às 6:26






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.