ColunistasEspiritualidade

A mediunidade na infância é mais comum do que se pensa

a mediunidade infantil

De acordo com a Doutrina Espírita, todos temos a capacidade de nos comunicar com o plano espiritual, mas é durante a infância que esse dom costuma ser mais aflorado.



Um dos motivos que influenciam para que esse fato ocorra é que na infância ainda temos bastante vínculo com o mundo espiritual. Portanto, é comum algumas crianças, geralmente até os nove anos de idade, vivenciarem esses fenômenos mediúnicos.

Dicas para você saber lidar com a mediunidade na infância

É normal muitos pais se assustarem e não saberem lidar com a mediunidade de seus filhos na infância. Porém, o ideal nessas horas é encarar este assunto naturalmente, sem interferir no dom do seu filho.


Caso você sinta necessidade de comprovar se realmente é uma manifestação de mediunidade da infância e não apenas imaginação, procure especialistas espíritas que o aconselhem, da melhor maneira possível, sobre como lidar com essa situação.

O ideal é nunca os assustar, dizendo que são “loucos” ou algo parecido. Isso, além de atrapalhar o desenvolvimento espiritual da criança, pode ser muito traumatizante, causando-lhes problemas por toda a vida.

Ainda de acordo com ensinamentos da Doutrina Espírita, é normal que crianças passem por essa fase, pois seus vínculos estão bastante estreitos com o plano espiritual.

Chico Xavier é um exemplo de mediunidade na infância


Francisco Cândido Xavier é considerado um dos mais importantes médiuns da história. Nascido em uma família humilde, na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, seus dons mediúnicos começaram a se manifestar desde a infância.

Especula-se que Chico Xavier tenha começado a conviver com supostos espíritos aos quatro anos de idade. Na infância, ele dizia que ouvia vozes de espíritos e conversava com eles.

A mãe de Chico Xavier faleceu quando ele tinha cinco anos, mas através da sua mediunidade manifestada na infância eles mantinham contato. Mesmo assim, alguns membros da sua família, como o seu pai, não conseguiam compreender os dons de mediunidade e alegavam que ele estava louco. Na escola sua mediunidade também não era compreendida, sendo motivo de chacota para muitos de seus colegas que não conseguiam entender o dom.

Foi apenas na fase adulta que Chico pode desenvolver mais claramente seus dons mediúnicos.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: belchonock / 123RF Imagens

Quando estiver caindo, mergulhe de cabeça!

Artigo Anterior

A tristeza enfraquece, a alegria fortalece

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.