ColunistasBem-Estar e SaúdeCuriosidades

A milagrosa clorofila!

clorofila

” O que garante a existência da vida é…..uma pequena corrente mantida pela luz solar.”



O prêmio Nobel Albert Szent-Györgyi, com esta frase simples, resumiu uma das grandes maravilhas da evolução – o processo fotossintético, o qual é necessário para a vida neste planeta.

Quando uma partícula de luz excita uma molécula de clorofila, um de seus elétrons absorve esta energia e é lançado para um nível energético mais elevado.

Este elétron excitado é então transferido para uma molécula aceptora, iniciando um fluxo de elétrons que, em uma fração de segundo, converte a energia momentaneamente ganha pelo elétron em energia química, quando este elétron retorna ao seu estado fundamental. Este processo é conhecido como FOTOSSÍNTESE.


Com algumas poucas exceções, toda a vida neste planeta é dependente desta energia momentaneamente ganha por tais elétrons.

Apenas poucos tipos de organismos – plantas, algas e algumas bactérias – possuem clorofila, que pode, quando embebida nas membranas da célula viva, fazer fotossíntese.

Uma vez que a luz é convertida na forma química, ela se torna disponível como fonte de energia a todos os seres humanos. Nós somos totalmente dependentes da fotossíntese, um processo para qual as plantas são especialmente adaptadas.

– do livro: Biologia Vegetal Quinta Edição, Editora Guanabara Koogan.



 

clorofila

Não é curioso que a cor verde é a cor que os médicos no mundo inteiro vestem para realizar cirurgias?


Verde é a cor do raio de cura do Mestre Hilarion e do Arcanjo Miguel, verde é uma das cores associadas ao nosso chacra cardíaco, verde é vida.

E o que a clorofila pode fazer por você?

Encontramos a maior quantidade de clorofila na microalga de água doce a clorela, na spirulina uma cianobactéria ( todos pensam ser uma alga, mas não é!) seguidas pelo broto de alfafa, mas todas as plantas verdes comestíveis nos fornecem clorofila. ( melhor sempre as de procedência orgânica, dica válida para a clorela, spirulina e broto de alfafa também!)

A Clorela , vendida em cápsulas ou pó ajuda na desintoxicação de metais pesados , convalescença de anemia, entre outros. É muito importante que seja orgânica devido à sua capacidade de associar- se a metais pesados. Se vem de águas contaminadas com metais pesados, não nos serve de ajuda.


A Spirulina , também vendida em cápsulas ou em pó, apesar de ser chamada de alga, não é uma verdadeira alga, mas sim uma cianobactéria ou alga –azul. Trata-se de uma bactéria um pouco diferente, pois tem clorofila e usa o sol como fonte energética, tal como as plantas e as “verdadeiras algas” fazem. Apesar de outras cianobactérias poderem ser tóxicas, não é de todo o caso da spirulina.

A clorofila em geral, não importa se ingerida em cápsulas, pó ou líquida, ou ainda diretamente dos alimentos verdes, aumenta a contagem sanguínea, fornece ferro para todos os órgãos, reduz as toxinas ingeridas, reduz a amarmos, limpa e desodoriza os tecidos intestinais, ajuda a purificar o fígado, reduz a taxa de açúcar no sangue, aumenta conteúdo de ferro no leite materno, ajuda a curar os ferimentos com mais rapidez, melhora a drenagem nasal e expectoração do catarro, ajuda a eliminar o mau hálito, reduz a dor causada por inflamações, melhora as varizes e revitaliza o sistema vascular, reduz a acidez intestinal, melhora a pele.

Antes de começar a utilizar a Clorela ou a Spirulina, converse com seu profissional da saúde, pois é possível fazer um ” retiro” de clorofila, sua ” fotossíntese “, desde a sua casa mesmo, o mínimo seriam 21 dias o máximo depende da individualidade de cada caso ( recomendamos aqui aconselhamento profissional com um naturópata ou nutricionista).

Se não quer ir tão a fundo, pode organizar seu próprio retiro de clorofila repleto de sucos/ batidos verdes ( confiram nossa ação do mês de fevereiro) , saladas frescas e verdes assim como o consumo de legumes com a cor verde.


O consumo de clorofila ajuda também a alcalinizar nosso pH.

O tema de livrar-se de metais pesados no corpo é muito importante para todos, mas principalmente para mulheres que em idade fértil, não conseguem engravidar.

A renovação dos tecidos, a desintoxicação do sistema, tudo trabalha a favor de gerar circunstâncias mais prováveis a concepção da vida.

Mas primeiro a sua vida.


Cuidar de si, é amar-se.

Amemos- nos.

EU SOU
Noeli Naima.


Mergulhe em você e descubra os benefícios da meditação…

Artigo Anterior

O reencontro com o feminino…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.