A pimenta é um poderoso amuleto para o dia a dia. Saiba como utilizar!

A pimenta é usada como amuleto contra energia negativa, mau-olhado e inveja há muitos séculos.



Seja plantada em vaso, como pingentes, tatuagens, em patuás ou enfeites, ela ajuda a proteger quem a usa do azar e da cobiça.

Por que a pimenta serve como amuleto? Você sabe?  Por causa da sua cor vermelha vibrante e seu ardor, é considerada um amuleto contra olho gordo e os maus agouros por muitos.

Em várias culturas, ela é usada para esse fim, e também em várias crenças.


Desde a umbanda até Wicca, quase todas as crenças religiosas fazem uso da pimenta de alguma forma.

Qual o significado místico da pimenta?

Sua ardência simboliza o fogo, elemento essencial na retirada de más energias. O fogo é um dos elementos mais potentes da natureza, e simboliza a transformação. Assim, acredita-se que a pimenta transforma as energias negativas em positivas.

Ela é amplamente usada em rituais de bruxaria e oferendas.


Na macumba, é utilizada para abertura de caminhos e destrancar causas de justiça.


Como usar a pimenta contra o mau-olhado?

O mau-olhado, também chamado de olho gordo, é uma crença folclórica de que a inveja de alguém, percebida pelo olhar ou expressada verbalmente, pode prejudicar o invejado. Por isso, em várias culturas pelo mundo, foram criados amuletos contra esse mau.

São vários os modos de usar a pimenta contra o mau-olhado: em joias ou plantada em vaso dentro de casa ou no ambiente de trabalho.

Porém, se plantada e vir a morrer, deve ser retirada imediatamente do ambiente e colocada outra em seu lugar.


Como a pimenta pode ser usada como amuleto?

Não só para afastar mau-olhado, inveja e cobiça a pimenta é muito usada, ela pode ser utilizada também como amuleto para atrair boa sorte e prosperidade.

Com esse fim, ela é usada largamente em forma de pingentes pois, além de bonito, protege e atrai boas energias.


Significado da pimenta como tatuagem

A pimenta é um dos símbolos mais escolhidos para tatuagem, e seu significado espiritual não é apenas um e sim diversos, como proteção contra mau-olhado, energias negativas e inveja, ou para dar sorte e prosperidade.

Também é tatuado como símbolo sexual, pois a pimenta, além de seus atributos culinários e de proteção, tem forte conotação sexual, principalmente se tatuada no pescoço, virilha, nádegas ou seios.

Tatuada em partes do corpo como as costas, pés e coração, significa boa saúde.


Significado da pimenta como pingente

O significado do pingente de pimenta, bem como das tatuagens, pode ser de proteção ou boa sorte, mas também podem ter conotação sexual ou boa saúde.

No caso de pingente, é indiferente a parte do corpo em que se use – pulseiras, tornozeleiras, correntinhas, chaveiros, brincos. Sua função não muda.


Significado da pimenta como expressão

A expressão original era “pimenta nos olhos dos outros é refresco”, que significa que o problema do outro não atinge alguém ou, mais além, que se puder passar o problema adiante, não será atingido.

Essa expressão se deu pelo fato de a pimenta ser muito ardida e, nos olhos, o incômodo é muito grande e, dependendo de sua capacidade de ardência, pode ocasionar até a perda da visão.


Qual o significado da pimenta na sexualidade?

Na sexualidade, a pimenta é amplamente difundida como afrodisíaco natural pelo fato de ela conter substâncias que aumentam a frequência cardíaca, agindo como estimulante, e ainda fazer com que o corpo libere odores que estimulam o desejo sexual, e também porque cores vermelhas, fortes e vivas, estão diretamente ligadas à ideia de virilidade.


Como plantar pimenta?

O cultivo da pimenta é relativamente fácil e sua reprodução se dá tanto por sementes como por mudas.

O cultivo da pimenta em vaso:

Se o plantio se der através de sementes, escolha uma terra fértil e adubada (vendida em floriculturas), um vasinho ou até caixinha de leite e faça um buraco de cerca de 19 cm de profundidade. Deposite ali a semente da variedade escolhida.

A rega deve ser feita em abundância, uma vez ao dia, e o vaso deve ficar exposto à luminosidade, mas não diretamente ao sol.

Assim que a planta estiver dando os primeiros brotos, e com mais ou menos uns 6 a 8 cm de altura, prepare outro vaso, preferencialmente de barro. Ele será definitivo e deve ter a mesma qualidade de terra. Transporte a mudinha para ele.

A rega a princípio deve ser feita diariamente, da mesma forma. Com mais ou menos dez dias, deve-se diminuir a abundância de água. Quando já estiver se transformado em uma pimenteira adulta, pode-se, caso o clima não seja muito quente, passar a rega para dias alternados.

Não há necessidade de um vaso muito grande. Se o plantio da pimenteira for através de mudas, na mesma floricultura, é possível comprar a muda, o vaso e a terra. A escolha do vaso também será de acordo com a espécie que se deseja cultivar.

Feito isso, basta seguir os mesmos passos de quando houver necessidade de replantar.


Outros amuletos que podem ser usados para afastar mau-olhado:

  • Sal grosso

O sal grosso neutraliza o mau-olhado, renova as energias, protege e purifica o ambiente e também protege, absorvendo as más energias de pessoas tóxicas.


  • Baguá

O baguá é uma espécie de mandala que pode ser feita de espelhos ou apenas desenhada em preto e branco. Deve ser colocado logo à entrada da casa; afasta olho gordo, mau-olhado, inveja e limpa o ambiente. Esse símbolo também pode ser usado como acessório, por exemplo, colar ou pulseira.


  • Mensageiro dos ventos ou sino de vento

Assim como o mensageiro dos sonhos, esse amuleto é muito mais que um objeto de decoração porque, além de afastar mau-olhado, ele renova as energias e repele entidades de mau agouro.


  • Espada-de-são-jorge

Além de blindar o ambiente contra a inveja, é um amuleto contra olho gordo e símbolo de prosperidade. Deve ser plantada em vaso e colocada logo à entrada da casa.


  • Olho grego

Muito usado como pingente ou pendurado em ambientes externos da casa, o olho grego, além de ser um amuleto contra mau-olhado, afasta também olho gordo e pessoas com energias negativas. Se se quebrar, deve ser descartado imediatamente.

Agora que você já sabe o significado da pimenta como amuleto, assim como seu significado espiritual, não deixe de usá-la!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.