“A quem pertence a tua paz?” por Leandro Karnal

O historiador e professor Leandro Karnal está sempre nos presenteando com grandes reflexões e mensagens. Seus discursos, sempre muito bem fundamentados e de extrema inteligência e humildade, despertam em nós um desejo de busca conhecimento, de entender melhor nossa própria natureza, e seguir caminhos mais conscientes e evoluídos.

O vídeo que mostramos abaixo é uma palestra em que Karnal questiona ao público “A quem pertence a sua paz”. Ele ensina que apenas nos ofendemos quando concordamos com a pessoa que nos critica e faz uma provação que nos faz refletir sobre nossa maneira de pensar e agir: “Se a tua paz for tua, ninguém lhe tira. Se for do outro, tiram-lhe a todo instante”.

Outra frase marcante de Karnal durante o vídeo é:

“Eu só posso me ofender se eu aceitar que a antipatia do outro se torne uma comunhão.”

Essa frase nos faz pensar muito bem no valor que damos aos comentários de outras pessoas. Quando nossa paz não nos pertence, qualquer crítica ou ofensa é motivo para nos tirar dos trilhos e nos colocar em uma vibração de insatisfação, tristeza e desamor.

Ao aceitarmos a antipatia de outras pessoas, formamos uma comunhão, ou seja, concordamos com o que quer que ela diga sobre nós. Isso é negativo e preocupante, porque afeta diretamente em nossa qualidade de vida e felicidade, mesmo que muitas vezes não percebamos.

Dessa maneira, devemos nos concentrar em nós mesmos, naquilo em que somos bons e nos faz felizes, e sempre buscar evoluir. Dessa maneira, a maneira dos outros passará a importar cada vez menos.

Assista ao vídeo abaixo e preste muita atenção em tudo o que diz Karnal, trazendo essa aprendizado para a sua própria vida, buscando sempre se tornar uma pessoa melhor para si mesmo e para o mundo ao seu redor. Dessa maneira, uma realidade mais positiva vai se apresentar a você!

O que achou do vídeo? Deixe um comentário abaixo com sua opinião e compartilhe com seus amigos!




Deixe seu comentário