4min. de leitura

A rotina é tudo o que você precisa para melhorar seu relacionamento

Entre as palavras que mais perturbam um relacionamento está a “rotina”. É como se dez entre dez pessoas fizessem de tudo para não cair na rotina, como se ela fosse uma bactéria que consumisse as células do amor, deixando na relação contaminada.

Pelo menos essa é a sensação que me dá quando ouço as pessoas falarem: “nunca deixe sua relação cair da rotina”, ou então, “o problema é quando os dois caem na rotina”. Há também os apocalípticos que declaram: “a rotina destrói qualquer relacionamento”.


Não querida(o) leitora(or), se realmente a rotina destruísse toda relação, como explicar os casais que envelhecem juntos e partilham do hábito de fazer sempre as mesmas coisas rotineiramente?

Eu até posso compreender o medo que a rotina aflora nas pessoas. Talvez porque erroneamente muitos associam à monotonia, perda de novidades, fim das inconstâncias, sem altos e baixos, algo meio estável, previsível. Você entendeu o que eu acabei de escrever? Não!

Eu realmente preciso falar de novo…. o que assusta as pessoas é a falsa ideia (além do erro semântico) de que a rotina deixa o relacionamento previsível e estável e que isso seria um grande problema!


Existe um poder na rotina que só é ativado quando se atinge tal nível na relação. Esse poder é o da segurança! Deixa eu lhe dizer uma coisa: a rotina é o que nos dá senso de realidade, em outras palavras é graças a ela que não surtamos todos os dias.

Acordar de segunda à sexta, seguir o mesmo ritual de fazer a higiene pessoal, tomar o café, ir trabalhar ou estudar, percorrer o mesmo caminho, dar bom dia sempre para as mesas pessoas e no fim do dia voltar para mesma cama é tudo o que precisamos para nos impedir de um colapso psíquico por medo de não saber como será o dia seguinte.

É claro que não temos controle sobre todas as coisas, um avião pode cair, a energia pode acabar, uma diarreia matinal pode nos pegar de surpresa. Mas ainda assim, sempre vamos dormir com a certeza de que “amanhã será tudo igual”.

Essa é a magia da rotina no relacionamento. É saber que o amor da sua vida o estará esperando, amando, sendo fiel, estará lá para dormir do seu lado, ouvir suas reclamações do seu trabalho, às vezes reclamar da sua família também.


É sim, aquele mesmo beijo, o mesmo abraço, o mesmo jeito de amar (aviso: rotina não significa falta de criatividade, ok?).

É a rotina que o dará a sensação de estabilidade de que a mesma pessoa estará lá para você e com você e que não será uma outra estranha pessoa e nem que não terá nenhuma pessoa.

Essa é a benção da previsibilidade. Você ainda acha a rotina uma coisa chata?

A rotina no relacionamento é a segurança que todos buscamos construir ao lado de alguém. É lindo e por isso precisa ser valorizada, respeitada e reconhecida. É ela, e somente ela que poderá levar você a envelhecer ao lado da pessoa amada.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: boggy22 / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.