A sabedoria da avó: a parábola que nos traz um precioso conselho para enfrentar os problemas!

Esta parábola de muita sabedoria nos mostra que os problemas sempre existirão, mas que é a forma como lidamos com eles que define o seu efeito em nossas vidas.



As parábolas são mensagens que carregam muita sabedoria e nos convidam a enxergar nossas vidas com mais perspectiva, de coração e mente abertos, para que possamos aprender grandes lições que diminuirão nossas dores e nos multiplicarão nossas conquistas.

Hoje trazemos uma parábola poderosa, ela retrata uma situação vivida entre avó e neta, e carrega um belo ensinamento, que nos mostra como devemos lidar com os problemas e situações adversas da vida.

É uma parábola simples, mas que certamente fará você refletir e abrir os olhos para uma melhor maneira de conduzir a sua vida.


O conselho da avó

Uma jovem foi até sua avó e lhe contou sobre sua vida e todos os grandes problemas que estava enfrentando. Ela não sabia como iria conseguir superar todas as adversidades e estava pensando em desistir. A jovem estava cansada de solucionar um problema e logo após outro aparecer.

A avó ouviu suas lamentações e a levou para a cozinha. Ela encheu três panelas com água. Na primeira, colocou cenouras; na segundo, ovos; na última, café moído. Ela as colocou no fogão e deixou-as ferver, sem dizer uma palavra.

Em cerca de vinte minutos, desligou o fogo. Então, colocou as cenouras em uma tigela, os ovos em outra e o café em um copo. Em seguida, virou-se para a neta e lhe perguntou:


– Diga-me: o que você vê?

– Cenouras, ovos e café – respondeu-lhe a jovem.

Então a avó convidou a neta a verificar as cenouras. Ela o fez e percebeu que ficaram macias. E a senhora pediu que a jovem pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca, ela percebeu que estava cozido. Finalmente, a avó falou para a neta tomar o café. A neta sorriu ao provar o seu sabor único. Em seguida, perguntou-lhe: “Qual é o sentido disso, vó?” Foi então que ela recebeu um conselho valioso, que mudaria sua forma de enxergar a vida.

A avó explicou que esses alimentos haviam enfrentado a mesma adversidade, a água fervente, mas cada um reagiu de maneira diferente.

A cenoura era forte, dura e implacável, no entanto, depois de ser submetida à água fervente, amoleceu e tornou-se fraca. O ovo era frágil e sua fina casca externa protegera seu interior líquido mas, depois de passar pela água fervente, tornou-se duro. No entanto, o café teve um comportamento diferente: ao passar pela água fervente, transformou-se, mudando sua cor.

– Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um grão de café? – perguntou-lhe a avó.

Essa pergunta da avó traz uma reflexão para todos nós, que com certeza já passamos por muitos momentos difíceis e buscamos uma maneira de reagir a eles com mais sabedoria.

Será que somos como a cenoura, que parece forte mas, depois de enfrentar as adversidades, perdemos a força e nos tornamos fracos e manipuláveis?

Será que estamos sendo como o ovo, que a princípio tem um coração maleável, mas muda, torna-se duro quando enfrenta decepções e dificuldades? Será que mantemos a “casca”, mas com o tempo estamos nos transformando em pessoas amargas e com o coração endurecido?

Ou será que estamos sendo como o café, mudando as nossas circunstâncias, em vez de permitir que elas nos transformem em alguém que não somos?

O café muda com a água quente. Quando a água esquenta, libera a sua fragrância e o sabor inconfundíveis. Se você é como o café, quando os tempos ficam difíceis, você se torna ainda mais forte e transforma qualquer obstáculo em oportunidade de crescimento e transformação.

Devemos aspirar a ser mais como café e usar os momentos desafiadores a nosso favor para que possamos evoluir e mostrar ao mundo o nosso valor.

Reflita sobre essa sábia parábola e nunca se esqueça dos conselhos da avó quando estiver perdido em seu próprio caminho. Os problemas nunca deixarão de existir, mas eles não precisam ser nossos adversários.

Com sabedoria, transformamos qualquer desvantagem em oportunidade de fazer brilharem as nossas forças!

Compartilhe esta poderosa mensagem com os amigos!

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.