FelicidadeO SegredoVida Plena

A solidão pode transformá-lo em uma pessoa feliz!

a solidão pode transformá

Se traçarmos um mapa de sentimentos e situações, vamos perceber que para muitas pessoas a solidão e tristeza estão muito próximas. Esta proximidade não está apenas relacionada com a solidão em primeira pessoa, pois sentirmos pena de alguém que percebemos como isolado também é comum.



No entanto, nada está mais longe da realidade. A solidão só pode ser entendida como um fardo quando é imposta, quando a pessoa sente necessidade de ter um desejo de apoio social e não encontra. Essa solidão tem muito a ver com a necessidade de contar, falar e relatar a nossa história.

Por isso é um sentimento tão prejudicial nas pessoas mais velhas, elas sentem que têm acumulado uma sabedoria que necessitam transmitir de alguma maneira, e por isso são tão gratos quando simplesmente dedicam-lhes tempo. Porque a tristeza que acompanha a solidão imposta também tem muito a ver com o tempo e com a sensação de que não sejam, talvez, suficientemente valiosos para alguém.

No lado oposto está a solidão escolhida, a necessidade de se escapar o ruído social. A inquietude de tomar uma distância que nos dê clareza, como se perto víssemos um borrão. Este tipo de solidão é o que nos torna independentes e nos fornece os recursos para desfrutarmos e estarmos completos, dependendo unicamente de nós mesmos.


“A solidão é o destino de todos os grandes espíritos.” – Arthur Schopenhauer

Você pode fazer o que quiser, quando quiser

Se você é uma pessoa que ama a solidão e vive sozinho em casa, provavelmente está acostumado a ser a pessoa que mais se preocupa consigo mesmo. Talvez até mesmo coloque na balança as vantagens da solidão, ao invés de ter uma vida compartilhada.

a solidão pode transformá2


Há pessoas para as quais esta solidão diária é uma situação temporária e para outras é para sempre.


Você pode amar a si mesmo antes de qualquer outro

Dizem que a solidão te ajuda a crescer como pessoa e conhecê-lo. No entanto, note que isso não vai acontecer se você mergulhar na frustração de não ser capaz de se livrar do sentimento, se você começar a procurar obsessivamente maneiras de escapar.


“Por que, geralmente evitamos a solidão? Porque são poucos os que encontram companhia consigo mesmos.” – Carlo Dossi

Se você aprender a amar-se, aceitar seus pontos fortes e fracos, e, finalmente, amar-se, estará no caminho certo para encontrar a felicidade real independente de ter ou não um relacionamento romântico. O relacionamento perfeito deve ser o que você tem consigo mesmo.


Cultivar as boas amizades


Quem diz que a solidão é sinônimo de ser isolado ou não ter amigos? Nada poderia estar mais longe da verdade! A solidão é a sua capacidade de viver o seu caminho e isso não está relacionado com ter bons amigos que te compreendam, amem e respeitem o seu estilo de vida e te façam feliz.

a solidão pode transformá3

Além disso, quando você opta por ficar sozinho, é lhe dada a oportunidade de conhecer novas pessoas, pois começará a fazer novas atividades sem companhia. Pessoas que compartilham seus gostos e certamente irão enriquecer sua vida. Elas vão fazer parte desse novo ar que entrará em sua vida!

 


___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa


14 sinais de que você é um curador e não percebe

Artigo Anterior

Como sobreviver ao príncipe que na verdade era sapo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.