A tranquilidade de não ter nada a esconder é impagável



Poucas coisas na vida são tão gratificantes quanto deitar a cabeça no travesseiro com a consciência limpa, e esse é um privilégio das pessoas que não têm nada a esconder.

Elas agem sempre com muito respeito e dizem a verdade porque sabem que só assim podem viver em paz. A mentira é apenas uma forma de adiar temporariamente a realidade, e não nos traz nada de bom.

As mentiras são uma parte de nós mesmos, e uma de nossas maiores fontes de infelicidade e sofrimento. O primeiro passo para nos libertarmos delas é compreendê-las melhor, em todas as suas nuances.

Uma delas é a famosa “mentira de cortesia”, que praticamos muitas vezes em nossas vidas, quando mesmo devastados por dentro, respondemos a quem nos pergunta que estamos ótimos, que tudo vai muito bem.

Essa contradição em que vivemos constantemente é um dos maiores motivos para estarmos infelizes, inseguros e com baixa autoestima. Para mudarmos essa realidade, precisamos de muita atitude e coragem, e também trabalhar todos os dias para mudar nossas vidas de dentro para fora, desde o menor até o maior dos incômodos, que nos impedem de vivermos realmente felizes.


A tranquilidade de ser honesto é impagável

Um estudo realizado por Joshua Greene, médico em psicologia experimental e neurologia na Universidade de Harvard, mostrou que o que realmente promove uma convivência adequada, bem como um elevado senso de autoestima dentro de cada um de nós, é capacidade de sermos honestos com nós mesmos e com as pessoas ao seu redor.

E o que realmente é honestidade? É se conhecer de verdade e viver de acordo com seus princípios, valores e missão no mundo. É nunca trair quem você é por um benefício temporário. É respeitar aqueles ao seu redor e a si mesmo o suficiente para escolher dizer sempre a verdade, mesmo quando os resultados não são os melhores.




Quem não esconde nada de ninguém, espera o mesmo em retorno

Nossa sociedade prega a verdade, mas nós sabemos que muitas vezes é a mentira que abre mais portas e acaba por convencer mais pessoas. Isso acontece desde os relacionamentos familiares e amizade, e até na publicidade, que nos convence com falsas ideias de felicidade e realização.

No entanto, esse tipo de falsidade é mais fácil de aceitar do que as mentiras que vêm daqueles que estão próximos a nós, aqueles que amamos. Nós desejamos reciprocidade em nossos relacionamentos, desejamos ser amados e respeitados pelas pessoas que estão ao nosso lado, mas isso nem sempre acontece, e ficamos perdidos e magoados.

Nesse cenário, precisamos buscar nos proteger, porque costumamos não receber o mesmo tratamento das pessoas ao nosso redor, que acreditam que a sinceridade é uma farsa, uma agressão disfarçada. Preservar nossa honestidade é essencial para nossa evolução.

A alma e a mente das pessoas que não escondem nada é limpa, existe espaço para a luz passar e para a felicidade ficar. Essas pessoas vivem em harmonia e equilíbrio, e fazem as melhores escolhas para as próprias vidas, sempre dedicadas a iluminar as vidas daqueles ao redor.







Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.