A única maneira de vencer uma pessoa tóxica é não entrar no seu jogo

Todos temos ou já tivemos pelo menos uma pessoa tóxica em nossas vidas.

Na maioria das vezes, elas aparecem do nada, mostram-se muito companheiras e atenciosas, mas depois de um tempo revelam sua verdadeira face, mostrando que toda a sua preocupação conosco era apenas uma fachada. Toda a proximidade que buscava era apenas para nos conhecer melhor, para que pudesse colocar em prática seus planos maldosos.

Outras vezes, essas pessoas estão dentro de nossas casas. São pais, irmãos, avós, e desde muito cedo nos fazem passar por situações extremamente difíceis e dolorosas, que nunca deveriam vir de uma pessoa com a qual compartilhamos o mesmo sangue.

Elas prejudicam todo o nosso crescimento e nos fazem desenvolver problemas emocionais muito sérios, que se não tratados podem limitar nossas vidas de muitas maneiras.

As pessoas tóxicas costumam ter uma grande capacidade de manipulação, por isso podemos passar anos de nossas vidas sendo controlados por elas, a cada passo e decisão, sem ao menos perceber.

Acreditamos que estamos agindo em nosso próprio favor, mas cada nova atitude causará uma grande dor no futuro.

Outra grande arma dessas pessoas é a culpa. Elas manipulam muito bem esse sentimento e nos induzem a fazer exatamente o que desejam, com o pretexto de que magoaremos muito outras pessoas, caso escolhamos seguir outro caminho.

Elas usam o amor que temos por elas e por outras pessoas contra nós e nos pressionam a fazer determinadas coisas, ainda que saibam que isso só nos trará dor.

É realmente muito complicado conviver com uma pessoa tóxica, ainda mais quando é alguém de quem não podemos nos libertar tão facilmente, seja porque nutrimos um sentimento de amor por essa pessoa ou porque estão presentes nos círculos mais importantes de nossas vidas.

Muitos de nós, quando percebemos que alguém está nos manipulando, temos como primeira reação nos vingar, fazer a pessoa receber de volta tudo aquilo que nos fez sentir, toda a dor, a solidão, a sensação de estar perdido e sem rumo. Mas esse é um plano que raramente dá certo, porque as pessoas tóxicas não são como nós, não sentem da mesma forma e provavelmente estão esperando essa reação, portanto se mantêm muito preparadas para tudo o que possa acontecer.

Não podemos nos igualar a elas, investir esforço no mal dos outros. Isso não nos leva a lugar algum e certamente não nos ajuda a curar nossas feridas.

A única maneira de realmente vencer uma pessoa tóxica é não entrando no seu jogo, não nos condicionando a acreditar em tudo o que dizem, sabendo o nosso valor.

Quando reconhecemos quem realmente somos, todos os seus planos perdem o sentido, e a sua maldade não nos atinge mais, porque nos libertamos de seu controle e estamos livres para buscar uma melhor vida para nós mesmos, longe de todo o seu veneno.

Mais importante do que qualquer vingança é a paz, é ela que realmente merecemos. Portanto, se tiver uma pessoa tóxica em sua vida, não entre em seu jogo, nem tente se vingar por tudo o que ela já lhe fez. Ao invés disso, use sua melhor arma: a inteligência, e busque ser o seu melhor a cada dia, essa é a melhor retribuição que poderá oferecer a todos aqueles que tentam derrubá-lo.

Pode parecer muito difícil agora, mas você tem a força suficiente para vencer. Acredite em si mesmo e conquiste todas as coisas incríveis que estão esperando por você!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Bruce Mars/Pexels.



Deixe seu comentário