4min. de leitura

A velhice não é uma questão de idade, mas de pensamento e atitude frente à vida

Quantas pessoas novas conhecemos que parecem estar beirando à velhice e quantas quase centenárias têm alma de uma criança?


A velhice é uma etapa da vida temida por muitas pessoas. O fim da juventude e o começo da pele enrugada causam desespero em milhares de pessoas em todo o mundo, mas a verdade é que a verdadeira velhice não está relacionada à idade, mas ao comportamento diante da vida.

Os sintomas de velhice começam muito antes do que imaginamos. Uma pessoa começa a se tornar velha quando desiste de seus sonhos, quando trata todos ao seu redor com maldade ou frieza, quando não aprecia as coisas simples da vida e quando passa os seus dias fechada entre quatro paredes, sem buscar e explorar o mundo.

A velhice, mais do que um realidade humana, é um estado de espírito e de alma. Ainda que nossos corpos comecem a sofrer as consequências dos anos vividos, podemos manter um coração e uma mente jovens, se assim desejarmos.


A idade não impede às oportunidades. Desfrute-as!

A idade não limita ninguém, mas a falta de iniciativa e de amor-próprio, sim. A vida continua mesmo após ficarmos velhos, e as oportunidades de sermos felizes nunca deixam de bater à nossa porta, apenas chegam de maneiras diferentes.

Existem tantas pessoas que se descobrem verdadeiramente após a velhice, que encontram a missão de sua vida, que se apaixonam, mudam de país, começam um projeto social, praticam esportes, enfim, abrem-se para o mundo e realmente vivem.

Nossa vida é um presente, do nosso primeiro até o último dia nesta Terra, podemos ser felizes e viver tudo aquilo a que nos propomos, independentemente de nossa idade, o problema é que muitas pessoas escolhem se limitar ao invés de explorar, e acabam se tornando velhas não de idade, mas de alma.


A juventude é uma escolha pessoal, portanto, não deixe que seus pensamentos ou preconceitos o afastem dela. Aproveite sua vida em qualquer idade, agradeça por tudo o que você tem e esteja em constante movimento para conquistar os seus sonhos, porque nenhum deles se limita por idade.

Ser jovem ou ser velho. Você escolhe!

Seja jovem ou seja velho, comece cada novo dia com alegria e motivação para viver tudo o que sempre quis. Não aceite que lhe digam que você é jovem ou velho demais para tal coisa; sua juventude e velhice são estados mentais e você merece mais do que essas generalizações negativas.

Sua idade é você quem define por meio de seus pensamentos e atitudes. Certifique-se de ser sempre jovem, não importa quantos anos você tenha!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Huyen Nguyen/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.