4min. de leitura

A verdadeira maturidade significa buscar a solução e não o culpado

Existe uma diferença muito significativa entre crescer e amadurecer.


Em algum momento na vida, todos crescemos. Deixamos de ser crianças, de ter todas as nossas necessidades atendidas por nossos pais e passamos a nos tornar responsáveis por nós mesmos, necessitando encontrar maneiras de nos sustentar e seguir nossas vidas como adultos, sem depender de outras pessoas para tudo.

No entanto, nem sempre crescer significa amadurecer. Isso porque o amadurecimento está muito relacionado ao emocional, às coisas que enfrentamos em nossas vidas e a como reagimos a elas, e não necessariamente à nossa idade.

Muitas pessoas não sabem lidar com todas as responsabilidades que chegam quando nos tornamos adultos, por isso, apesar de já não serem mais crianças, continuam com os mesmos comportamentos imaturos e irresponsáveis.


Quando amadurecemos, aprendemos que não podemos mais pedir aos nossos pais ou qualquer outra pessoa para consertar nossos erros.

Sabemos que os nossos sentimentos, pensamentos e atitudes são apenas nossos, e que quando algo de ruim acontecer, será nosso dever lidar com isso.

Quando nós crescemos e também amadurecemos, começamos a entender que a atitude certa frente a um problema ou um imprevisto é buscar uma solução, não perder tempo tentando encontrar o culpado.


As coisas simplesmente acontecem e os erros sempre estarão presentes, seja por descuido nosso ou falha de outra pessoa, mas se perdermos tempo demais tentando culpar alguém, nós nos afastaremos cada vez mais do que realmente importa: a resolução do problema e a conquista da tranquilidade na vida.

Se nos concentramos no culpado, despertamos os sentimentos errados em nosso interior e apenas criamos inimizades com as pessoas ao nosso redor ou com nós mesmos, se o erro foi nosso.

Precisamos entender que todos erram em algum momento e que está tudo bem. Ninguém se torna menos digno porque falhou uma vez.

A verdadeira maturidade é focar a atenção em resolver o problema que foi causado. É ir além do que a maioria faz, olhar para o outro e para si mesmo com mais empatia e consideração e substituir os julgamentos por compreensão.

Maturidade é entender que culpar a si mesmo ou a alguém não levará a um caminho construtivo. Todos vivemos melhor quando as falhas são tratadas como aquilo que realmente são: apenas uma demonstração de humanidade.

Os imprevistos e problemas são inevitáveis, mas quando aprendemos a lidar com eles de forma madura, enxergamos que são uma etapa necessária para alcançarmos a sabedoria e para conquistar os nossos sonhos, vivendo com mais harmonia e respeito pelas pessoas ao nosso redor.

Faça dos seus problemas uma oportunidade de demonstrar sua maturidade e você se tornará mais sábio a cada dia.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: yarruta/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.