A vida é muito curta para perder tempo com gente babaca – Leandro Karnal

Leandro Karnal é um historiador brasileiro graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Ele possui pós-doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Também é graduado em História Cultural, Antropologia e Filosofia.

Atualmente é professor na UNICAMP e membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revistas Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História).

Por seu reconhecimento, foi curador de muitas exposições culturais, como A Escrita da Memória, em São Paulo, além de também ter colaborado na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Karnal possui muitos livros publicados, e alguns deles nas listas dos mais vendidos do país. Além disso, está frequentemente presente em programas que debatem temas de relevância social, como Jornal da Cultura, Cafés Filosóficos, e também programas de rádio. Através da participação nesses programas, ele foi ficando mais conhecido, uma vez que seus vídeos são postados na internet e alcançam um grande número de pessoas.

Leandro também possui uma página no Facebook onde compartilha vídeos e lições para todas as áreas da vida, incentivando seus seguidores a desenvolverem seu pensamento e ampliar sua visão de mundo. A página tem mais de 1,4 milhão de seguidores e a popularidade de suas mensagens o tornam um dos maiores formadores de opinião no país.

Trazemos abaixo um trecho de uma palestra de Karnal na qual ele nos faz refletir sobre o tempo de vida que temos e como não devemos gastá-lo. Ele diz que convivemos com muitas pessoas diferentes e que não devemos nos concentrar naquelas que nos fazem mal.

Também fala sobre as ofensas e como devemos lidar com elas: “As pessoas podem dizer o que quiserem é um direito constitucional, eu só me ofendo quando concordo com elas. Ataque é veneno e só faz efeito se eu tomar.”

É um vídeo curto, mas que pode fazê-lo refletir sobre algumas coisas importantes. Se você se sentir motivado pela mensagem, procure mais sobre Karnal.

O que você achou? Comente abaixo!




Deixe seu comentário