3min. de leitura

A vitória começa pelo início! “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”

Quando você não define objetivos para sua vida, sua energia é dissipada.


“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” A vitória começa pelo início.

Em meio a um turbilhão de informações e oportunidades, a definição de objetivos claros e relevantes se torna cada vez mais complexa. É comum que tenhamos em mente vários alvos. Realização pessoal, sucesso profissional, viagens para lugares interessantes, crescimento espiritual, entre outras coisas. Entretanto, para que isso aconteça é de suma importância que tenhamos objetivos devidamente definidos.

Talvez, em algum momento, você tenha lido ou ouvido algo a respeito do livro que posteriormente virou filme, o famoso e renomado “Alice no país das maravilhas”. Sobretudo, do diálogo a seguir entre a Alice e o gato Cheshire. Alice perguntou: “Gato Cheshire, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?” “Isso depende muito do lugar para onde você quer ir” — disse o gato. Eu não sei para onde ir! — respondeu Alice. Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve — volta a dizer o gato. Apesar de ser um clichê, o fragmento traz uma mensagem clara, verdadeira e relevante. A vitória começa pelo início!

Existem pessoas que parecem estar sempre perdidas. Andam de um lado para o outro, tentam executar uma coisa e logos após mudam para outra, parecem baratas tontas.

O problema delas e, talvez, o seu, é claro e simples: não sabem o que querem. Quando você não define objetivos para sua vida, carreira e relacionamentos, sua energia é dissipada. É como uma pessoa com um carro possante que não tem ideia do que está fazendo em uma pista de corrida. Em contrapartida, quando sua mente tem um alvo estabelecido, ela foca e trabalha fortemente para alcançar o objetivo pretendido.


Se você é alguém que está perdido em um nevoeiro de confusão, convido-o a definir seus objetivos considerando os três aspectos a seguir:

Seja o mais específico possível na definição dos seus objetivos: defina detalhadamente quais são os seus alvos. Use todos os sentidos para descrever o que deseja alcançar.

Esteja na direção: quem deve iniciar seu objetivo e mantê-lo é você. Pratique a verdade da autorresponsabilidade, você é responsável pelos seus resultados.


Verifique se seu objetivo é relevante e sadio: ele deve ser importante e beneficiar a você e a outros.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.