A vontade como fator de motivação do ser humano



O que verdadeiramente o motiva? Acordar pela manhã já com um sentimento de gratidão e com determinada vontade de ir ao encontro dos seus objetivos?  Ter um motivo, uma causa?

Se ainda está pensando é porque não encontrou nenhum.  Mas tudo bem, é comum e você não é o único!

Vivemos nossos dias como se estivéssemos numa corrida, mas que, não parece ter local de chegada. A pressão da sociedade, que também não sabe o que deseja, nos estimula a sempre fazer atividades de forma tão contínua, que mal nos sobra tempo para nos perguntar o porquê de executarmos tal tarefa. Neste trabalho sequer há um sentimento envolvido em realizar-se, seja por amor, paixão. E se você não realiza esse trabalho, isso o transforma em alguém muito diferente, que não se encaixa entre os demais.

É aí que sua personalidade se manifesta: ao ter mais tempo para si, até mesmo quando está ocupado, ouvir o que deseja seu próprio corpo, sua mente e até mesmo seu espírito.

Não importa onde esteja, eu o convido neste momento a respirar de maneira lenta e calma, esvaziando a mente de pensamentos externos, inclusive julgamentos, pois eles nunca foram importantes e poucos deles realmente nos fazem crescer como seres humanos.

Sinta seu corpo de forma geral, tente olhar para si mesmo, simulando-se em alguma atividade, a que mais gosta e a que não gosta. Tente encontrar a diferença. A intenção aqui é encontrar um sentimento em ambos os exemplos e buscar a melhoria em si mesmo, enquanto os realiza de forma natural, aceitando também suas limitações.

Todos temos virtudes, e mesmo se não as tivéssemos, trataríamos de adquiri-las.

Já dizia um certo filósofo chamado Nietsche, e creio eu que tenha razão, afinal, o que nos torna humanos é a capacidade evoluirmos internamente, conhecendo a nós mesmos de maneira profunda; isso só conseguimos quando nos afastamos da corrida sem local de chegada.



Faça este exercício sempre que for preciso lembrar-se do quanto é grato por levantar-se e ser virtuoso como ser humano.

Sinta orgulho de si próprio por se conhecer e buscar a sua transformação com maturidade e responsabilidade por aquilo que também lhe designaram a fazer.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf /Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.