ADeus procrastinação, 2019 será o meu ano!

3min. de leitura

Procrastinação: planejar nossas tarefas é um dos primeiros passos para não nos perdermos no tempo corrido dos nossos dias.

Demorei 2 meses para voltar a escrever aqui. É isso que você leu mesmo. 2 meses. E sabe por que isso aconteceu? Porque fui adiando, adiando e adiando. E quando vi o tempo já havia passado, chegou o final do mês, do ano e não escrevi o que eu queria ter escrito. Estava   com um peso acumulado nas costas e que agora estou me libertando.



Tenho certeza de que você, no final de 2017, fez a sua lista de metas, sonhos, planos, chame como quiser, para o ano de 2018. Enumerou todas elas e as dividiu por mês, mas mal sentiu que a primeira não saiu como você gostaria, ou sentiu que fracassou, que logo começou a empurrar com a barriga para outro dia, para outra semana, para outro mês até que chegou o final de 2018 e nada feito. Enfim, procrastinou.

A procrastinação acontece por um efeito dominó em nosso cérebro que faz com que adiemos  o que podemos  fazer agora, no presente.

Porém, como nosso cérebro é preguiçoso e precisa de estímulos para funcionar, ele diz para você: “Pode fazer depois. Para quê fazer agora? Aproveite o seu tempo livre para outras coisas. Não esquenta com isso agora.”  E outras frases prontas que nosso subconsciente já sabe de cor.

A questão principal é que nosso cérebro busca recompensas a curto prazo para todas as nossas atividades que fazemos. A solução é a mudança de mentalidade, para assim mudarmos nossos comportamentos e mandarmos a procrastinação correr.


Planejar nossas tarefas é um dos primeiros passos para não nos perdermos no tempo corrido dos nossos dias.

Depois tentar visualizar como você vai se sentir ao terminar tal tarefa, a sensação boa de alívio. Em seguida, analisar um cenário com as consequências negativas de você não cumprir a tarefa que você tanto quer.

Por último, que tal se recompensar com uma refeição, atividade ou qualquer outra coisa que lhe dê prazer a longo prazo? Pode ser apenas sentir o alívio de ter superado as suas limitações mentais e alcançado o seu objetivo.

Ouvi por aí que “pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram ação e ação gera resultados’. Quem em 2019 possamos realizar TODOS os nossos sonhos e mandar para bem longe a procrastinação! Feliz 2019!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / franz12


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 31/12/2018 às 4:14






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.