Comportamento

Adriana Esteves revela que faz terapia há 16 anos: “Renasci após a depressão”

capaadriana Esteves revela que faz terapia ha 16 anos Renasci apos a depressao

A atriz falou sobre a difícil luta que travou contra a depressão anos atrás.



A depressão, citada por muitos como “a doença do século”, parece estar sempre muito perto de nós, seja em nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, ou em nós mesmos.

Vivenciada todos os dias por cerca de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), essa doença é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui significativamente para a carga global de doenças.

Quem convive com a depressão sabe o verdadeiro significado de “matar um leão por dia” e lutar contra a si mesmo para conseguir cumprir as tarefas mais simples, porque o sentimento de incapacidade e insuficiência toma conta de nosso interior, bem como a sensação de que a vida não pode nos apresentar nada de interessante e que nossa existência consiste em apenas “aguentar” mais um novo dia, até que chegue o momento de partir.


Essa é uma realidade muito cruel, que nos rouba todas as oportunidades de felicidade, sucesso e esperança, por isso não devemos guardar esses sentimentos. É fundamental encontrarmos maneiras de lidar com a depressão de forma ativa, reconhecendo a nossa realidade atual e trabalhando para melhorá-la todos os dias, para que possamos reencontrar o prazer e a alegria de viver.

Embora muitos julguem que a depressão seja uma doença de pessoas anônimas, de gente que não tem dinheiro, prestígio ou fama, a realidade é que cada vez mais tem ficado claro que não existem “favoritos” e “excluídos” dessa doença.

Ela pode acometer cada um de nós e nos exigir a mesma dedicação para que consigamos, pouco a pouco, reaprender a caminhar e direcionar nossas vidas para a prosperidade e o sucesso.

Diversas pessoas famosas já relataram sua luta contra a depressão e, recentemente, foi a vez da atriz brasileira Adriana Esteves dar o seu depoimento. À revista Veja, a famosa, que já estrelou vários papéis de sucesso, contou que viveu um período muito complicado na década de 1990, logo depois de protagonizar Mariana na novela “Renascer”, transmitida pela Rede Globo.


A atriz sofria rejeição do público por conta da personagem, que se envolvia com dois homens ao mesmo tempo, José Inocêncio (vivido por Antônio Fagundes) e o filho dele, interpretado por Marcos Palmeira, e não conseguiu separar o pessoal do profissional, colhendo consequências negativas por conta disso.

2adriana Esteves revela que faz terapia ha 16 anos Renasci apos a depressao

Direitos autorais: Reprodução.

Adriana disse que enxergava as críticas à sua personagem como um “massacre” à sua pessoa. Para a atriz, que se declara ansiosa, esse foi um período de muito sofrimento, especialmente porque tinha apenas 22 anos.

A situação a colocou sob um quadro de depressão, que demorou de dois ou três anos para ser superado. Quando conseguiu superar a doença, a atriz diz que foi um renascimento.


No entanto, os cuidados com a própria saúde não pararam por aí. Ela relatou que começou a fazer terapia em 2005, para cuidar da saúde mental, e nunca mais parou. Segundo a atriz, em 16 anos de terapia, ela nunca faltou às sessões, mesmo durante as gravações de “Avenida Brasil”, quando interpretou a icônica vilã Carminha.

Durante a pandemia, Adriana também começou a praticar ioga e meditação.

Aconselha as pessoas que sofrem com a depressão a sempre se abrir sobre os seus sentimentos e buscar ajuda. Também disse que se mantém distante das redes sociais, porque acredita que isso aumentaria a sua ansiedade e impulsionaria um “lado narcísico” de sua personalidade que não deseja incentivar.


“Não queria casar nem ter filhos.” George Clooney priorizava sua carreira, mas o amor mudou isso!

Artigo Anterior

Carta para a minha mãe que está no céu: um amor além da vida!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.