ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Afinal, qual a diferença entre psicologia e coaching?

Afinal, qual a diferença

 Psicologia e Coaching – Qual a diferença



Para começar o Psicólogo tem:

▪ Uma graduação de 5 anos;

▪ Curso autorizado e legitimado pelo MEC;


▪ Existe o Conselho Regional de Psicologia  (CRP), que regulamenta e fiscaliza estes profissionais;

▪ A Psicologia é uma ciência que estuda a psique humana e suas nuances derivadas dos comportamentos, relacionamentos, traumas, medos, gerenciamento das emoções, habilidades, orientação vocacional e etc…

▪ Existem várias abordagens com técnicas diferentes: TCC, Psicanálise, Existencial Humanista, Junguiana, Gestault, Psicologia Breve, Psicodrama, entre outras;

▪ Fazemos durante a faculdade, pelo menos, 1 ano e meio de estágio supervisionado;


▪ Algumas abordagens podem levar anos para encontrar o equilíbrio emocional, outras de forma mais breve;

▪ Estudamos para lidar com as patologias/distúrbios da mente como: depressão, ansiedade, bipolaridade, pânico, TDAH, boderline, TOC, traumas, dependência  química…

▪ Necessário estabelecer vínculo, empatia, confiança, segurança  entre paciente/cliente e psicólogo.

▪ O processo terapêutico gera grandes resultados!


▪ Ganhos Imensuráveis!


E o Coaching:

▪ Fundamentado na Psicologia, Neurociência e Física Quântica;


▪ Focada em metas;

▪ Não há regulamentação no Brasil ainda, ficando sem conselho e sem fiscalização. Em virtude disso, temos instituições disponibilizando formações de Coaching com duração de 1 dia ou até semanas, opções online sem prática e supervisão.

▪ Processo de autoconhecimento profundo com ferramentas poderosas que levam a reflexões, tomada de consciência que geram mudanças. Porém o coachee(cliente), pode resgatar traumas e potencializar ou iniciar um processo depressivo ou de culpa após um processo de Coaching, caso o profissional não tenha preparo e/ou formação adequada;

▪ Muito eficaz quando há entrega do cliente;


▪ Qualquer pessoa pode ser Coach, desde que faça um formação em Coaching de excelência pois, desta forma, estará segura e evitará frustração, sua como profissional, e dos seus coachees(clientes).

▪ Coach é um treinador que o ajuda a sair do seu estado atual em direção ao estado desejado, seus objetivos. Seus sonhos são transformados em metas.

▪ Vale a pena ser uma mãe coach, empresário coach, professor(a) coach, pintor coach pois, auxilia em qualquer profissão.

▪ O  processo de coaching gera grandes resultados.


▪ Ganhos Imensuráveis!


Você, não necessariamente precisa ser um Coach. Acredito que essa seja uma das questões que mais geram dúvidas sobre o Coaching. São tantos cursos de formação em Coaching, que muitos, ao invés de passarem por um processo de Coaching, ser o cliente que chamamos de coachee, acabam fazendo um curso de fim de semana e se intitulam Coachs. Uma coisa é você fazer um curso e ter uma nova visão de vida, acreditar que pode ter uma vida dos seus sonhos e outra coisa é estar preparado para as demandas de outro ser humano e tudo que sua psique apresenta.

Amo as duas profissões por isso sou os dois: Psicóloga e Coach. Sou muito feliz em ter duas profissões que agregam tanto conhecimento uma a outra. 


Atualmente tenho três formações em coaching que super indico: FEBRACIS, INSTITITO MENTHES e CEOKIDS, além de vários outros cursos de Coaching e especializações em Psicologia, Marketing e Gestão.

Com isso, desenvolvi uma metodologia exclusiva e profunda, na qual digo que tenho uma caixa cheia de ferramentas e que utilizo o que você mais precisar naquele momento.

E não para por aí. A mente humana é a maior potência do mundo e a cada dia presenciamos novas descobertas e teorias. Abra sua mente! Olha, no dia em que eu parar de estudar e dizer:

Já sei tudo! Por favor me internem em uma clínica psicológica. (risos) Temos um potencial ilimitado e eu não quero me limitar!  Estou a cada dia superando minhas limitações e os processos terapêuticos, que já faço há 12 anos, foram fundamentais para que eu chegasse até aqui. Como estamos sempre evoluindo, serei eternamente Coach e Coachee (cliente).


Eu acredito que o melhor caminho será sempre através do autoconhecimento. Sócrates já dizia, ao que “Conhece-te a ti mesmo.”

#Dicadaestrela: procure um profissional indicado ou que lhe passe autoridade, credibilidade, congruência, empatia e segurança. Existem muitos bons profissionais tanto Psicólogos como Coachs.  Muita gente Top por aí transformando vidas. Aproveite!

A sua mente é a grande responsável por suas escolhas. Não se brinca com a vida!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: wavebreakmediamicro / 123RF Imagens

Anda cansado (a) demais para viver a vida? Então, leia isso!

Artigo Anterior

Talvez eu não chore, mas dói.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.