3min. de leitura

Afinidade: além das semelhanças e diferenças…

É comum passarmos a conhecer novas pessoas por alguma situação diferente, tal como um novo trabalho, um curso, mudança de casa ou outras situações favorecem a entrada de pessoas desconhecidas para a nossa vida, mas que logo fazemos amizade e sentimos que serão permanentes!


Isso ocorre porque encontramos algo além de semelhanças ou diferenças: afinidade!

Esse sentimento é bastante curioso, já que muitas vezes nos afinizamos com pessoas que têm uma história de vida e uma maneira de pensar bastante diferente da nossa. Então, por que sentimos afinidade? Talvez a explicação não seja tão racional, mas o passar do tempo normalmente mostra o quanto o nosso coração estava certo sobre a outra pessoa.

A afinidade permite que tenhamos atitudes positivas em relação aos outros, somos capazes de relevar chateações e valorizar muito as atitudes positivas destas pessoas, já que nos agregam e que queremos que estas permaneçam em nossas vidas.

A reciprocidade é uma atitude muito forte em pessoas que se afinizam, então, ambas as partes cultivam seus sentimentos, assim, surgem convites, ligações, mensagens… de modo que não importa quem convidou mais ou quem mandou mais mensagem, mas que as partes têm esta troca constante no sentido de manter viva essa chama!

Curiosamente, a afinidade não está necessariamente nas pessoas que mais convivemos ou mais próximas, mas em pessoas que surgem no nosso caminho e passam a fazer parte da nossa rede de relacionamentos, enchendo de alegria a nossa vida.


A afinidade que se tem por alguém é algo tão natural que permite que amizades sejam duradouras, que pessoas que não se veem há muito tempo possam se reencontrar (ou não) e sentir que os laços permanecem fortes.

Felizmente, nada, nem ninguém é capaz de mudar o grau de afinidade entre as pessoas, a menos que uma das partes deseje isso ou não cultive os sentimentos positivos, já que os desentendimentos são superados e muitas vezes ainda fortalecem a amizade.

Então, cuide de quem você gosta com muito carinho, faça presente e aproveite os afins!






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.