Agressividade infantil

3min. de leitura

A primeira coisa que fazemos quando a criança está agindo com agressividade é reclamar, dizendo que ela está dando muito trabalho. Não é mesmo?

Hoje os pais preferem terceirizar a responsabilidade. É muito mais fácil arrumar uma babá ou colocar em uma escola específica para trabalhar aspectos indesejáveis ou necessários.



O que muitos não pensam é que quando as crianças se mostram agressivas é primordial que investiguem os motivos.

Às vezes, a criança apresenta tal comportamento por falta de alguém que a ouça, a abrace, a beije, que brinque com ela, que se faça presente e que a enxergue exatamente no lugar que ocupa.

Em algumas situações pode ser simplesmente um vazio, ou melhor, falta do que fazer, pois com tanta energia acumulada ela acaba extravasando de alguma forma, e nesse caso, de forma agressiva, ou de repente está com acúmulo de atividades, ou pode ser típico da fase em que se encontra do seu desenvolvimento.

Mas de qualquer modo, procurem ouvir as crianças, procurem entender seu mundo para que seja possível mostrar a elas o amor, a paciência, o respeito e que possam se dar conta de suas virtudes.


Procure adotar uma postura diferente e de mais envolvimento na formação de seus filhos.

Busquem escolas aptas e melhor adaptadas que ofereçam espaços de convivência onde seja possível formar gente que, além de pensar, seja também capaz de refletir e considerar o outro com respeito como parte de suas prioridades. O mundo já está cada dia mais hostil.

Acredite! Com essa mudança de atitude certamente criará um ambiente mais saudável para todos e os ganhos serão muitos!

É através de nossos comportamentos, falas e atitudes que nossas crianças fazem suas análises, aprendem e organizam seu mundo. Portanto, sejamos NÓS o exemplo de respeito, honestidade, generosidade, empatia e gratidão que tanto sonhamos e desejamos para o futuro de nossos filhos!


Sem hipocrisia e com mais compaixão e respeito tudo fica mais simples para qualquer um dos lados.

Um abraço,
Psicóloga Dani Raymondi

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: marchibas / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 13/05/2018 às 6:00






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.