ComportamentoFamíliaQualidade de vidaRelacionamentos

Ajudando entes queridos em situações difíceis

amigos

A vida pode ser difícil, e é de cortar o coração ver um ente querido lidar com muitas situações de estresse (tais como pós-divórcio ou uma crise financeira), especialmente se eles já estiverem em depressão e ansiedade crônica.



É difícil saber o que fazer – dizer coisas como “vamos lá, sai dessa!” pode parecer bem intencionadas, mas a depressão é uma doença, e não uma condição temporária.

Listamos algumas maneiras através das quais você pode ajudar um ente querido a encontrar equilíbrio e felicidade novamente:

1. Esteja disponível, mas em silêncio


Não importa como você se sente frustrado em não conseguir ajudar a pessoa, nunca a coloque para baixo, lembrando-a de que “existem pessoas que estão muito piores do que ela.” Você não tem direito nenhum de dizer isto. Quando uma pessoa está sob estresse imenso, ela realmente não se importa com as lutas de outras pessoas. Elas já estão consumidas com suas próprias lutas, e tentando superá-las. Esse tipo de comportamento não vai ajudar.

Solução: Esteja sempre oferecendo amor e apoio, principalmente na forma de abraços. Se a pessoa lhe pedir conselho, dê. Caso contrário, permita que a pessoa fale. É mais eficaz do que dizer a ela o que ela deve fazer. Você vai se surpreender como muitas soluções virão espontaneamente, se você permitir que a pessoa expresse o que está em sua mente e coração!

E não se esqueça, dizer “eu te amo” faz com que a pessoa se sinta muito, muito melhor!

2. Ajude a pessoa avançar


Faça isso gentilmente. Se interesse em ajudar, tenha curiosidade, paixão e alegria. Definir um objetivo comum entre você e a pessoa e realizá-lo é uma boa ideia. Passem um fim de semana juntos. Leve a pessoa ao cinema (para ver um filme de comédia), ao museu, a um show de comédia. Mas faça isso quando a pessoa realmente estiver pronta. Não a pressione.

Ajude-a a aceitar a situação em que está e proponha métodos de  ajudá-la a melhorar.

3. Pergunte à pessoa se ela precisa de você

Às vezes você vai ter a seguinte resposta: “Você pode por favor pegar as crianças na escola? Hoje eu estou de saco cheio …” ou “Eu gostaria de saber se você pode falar com o seu consultor financeiro sobre qual a melhor forma para eu lidar com essa situação.”


Outras vezes você não vai obter nenhuma resposta porque a pessoa pode não saber o que falar. Quando isso acontecer, não a pressione. Isso só vai aumentar o seu stress. Use sua intuição. Faça uma oferta. Talvez tudo o que ela precise seja sua presença silenciosa, uma caminhada pelo parque lado a lado, sua energia física. Talvez ela precise de um gesto carinhoso, como uma refeição caseira. Ou apenas desabafar enquanto toma uma garrafa de vinho.

Pode ser difícil para o seu ente querido falar, até mesmo para você. Ruína financeira, divórcio e outras grandes crises da vida muitas vezes vêm acompanhadas de sentimentos de vergonha e culpa. Por isso seja compassivo, não julgue e ofereça sempre o seu amor incondicional.

 

Traduzido pela equipe de O Segredo


Fonte: OMHARMONICS

Pode parar de fugir de mim

Artigo Anterior

Este gato está subindo ou descendo as escadas?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.