publicidade

Ajudante de pedreiro fotografado estudando em obra torna-se arquiteto. Realizou seu sonho!

A imagem se tornou viral e, em pouco tempo, Roberto Ríos recebeu ajuda de um desconhecido, que lhe proporcionou a entrada na faculdade de Arquitetura.



Sabemos que nem todas as pessoas do mundo vão conseguir alcançar seus sonhos. Infelizmente, grande parte delas não conseguirá sentir aquela sensação de dever cumprido ou de preenchimento pessoal, depois daquela grande conquista. Isso não acontece porque umas são mais esforçadas que outras, e sim porque temos uma sociedade repleta de desigualdades.

Em muitos momentos, os indivíduos vão precisar de um apoio, vão precisar que uma mão se estenda e lhes permita caminhar alguns passos, sem o peso da solidão e da pobreza. Vivemos em sociedade, trabalhamos com outras pessoas, convivemos uns com os outros, é natural que precisemos de ajuda para conseguir realizar sonhos e garantir que os planejamentos sejam cumpridos.

Mas não são todas as pessoas que conseguem essa ajuda, muitas estão à própria sorte e ainda são acusadas de ser preguiçosas ou de não se esforçarem o suficiente. Nem todo esforço do mundo é capaz de garantir posições de privilégios para os que já nasceram pobres.

Mas, em alguns momentos, conseguimos enxergar a bondade de algumas que, mesmo de longe, fazem questão de elevar seus semelhantes.

Há quase sete anos, o ajudante de pedreiro Roberto Ríos foi flagrado estudando durante uma pausa nas obras de uma construção em Ciudad del Este, Paraguai. O rapaz segurava um livro de História e se preparava para os exames finais. Sua imagem, segundo o jornal Última Hora, espalhou-se pela internet.


Direitos autorais: reprodução Crónica/acervo pessoal.

Com 20 anos, na época, Roberto estava no último ano do Ensino Médio, no Colégio Bernardino Caballero, e estava garantindo que se formaria, mesmo trabalhando pesado nas obras, como ajudante de pedreiro. Ele tinha o sonho de entrar na faculdade de Arquitetura local.

Roberto conta que sua vida mudou a partir daquele 30 de outubro de 2014, quando sua imagem viralizou nas redes sociais.


A quantidade de mensagens que recebia tornou-se combustível para aumentar sua força de vontade, mas uma inesperada ajuda foi o que garantiu chances ao jovem.

Direitos autorais: reprodução Crónica/acervo pessoal.

A força da história de Roberto não foi sentida apenas no Paraguai, e Christian Zaracho, paraguaio de Caaguazú, residente nos Estados Unidos, ficou sabendo do sonho do garoto.

O benfeitor perguntou se ele queria realmente estudar, e quando Roberto garantiu que sim, o homem avisou que pagaria as mensalidades da faculdade.

O jovem diz que ficou muito emocionado com esse momento, pois foi com essa ajuda que conseguiu alçar voos mais altos.

Direitos autorais: reprodução Crónica/acervo pessoal.

Apenas alguns meses depois disso, Roberto ingressou na universidade e estudou com muito afinco, até conseguir o título de arquiteto. Mesmo recebendo a ajuda de Christian, o garoto revela que nunca deixou de trabalhar na área de construção, e que foi com a arquiteta Blanca Miranda que conseguiu aprender muitas coisas que poderiam ajudá-lo com os estudos.

Hoje o jovem já conseguiu abrir o próprio negócio e emprega outros jovens da sua região, além de ter outros seis projetos em andamento e o desejo de crescer e evoluir ainda mais na profissão.

Roberto explica que é o mais novo de seis irmãos e que foi o único a conseguiu ingressar na universidade. Ele faz um apelo aos jovens: que encontrem uma maneira de ir em frente, traçando metas de onde pretendem chegar na vida.

Compartilhe essa história de superação nas suas redes sociais e com seus amigos!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.