4min. de leitura

Algumas decepções nos abrem os olhos, mas nos fazem fechar nossos corações…

Você provavelmente já passou por inúmeras decepções em sua vida, vindas das mais diferentes pessoas, muitas das quais você nunca imaginou que pudessem magoá-lo.

É um fato que grande parte das experiências negativas que temos em nossas vidas nos transformam em algum sentido. Depois de sermos enganados ou surpreendidos negativamente, nós aprendemos a ser desconfiados e protetores com nós mesmos.


Ouvimos com frequência que todas as decepções que sofremos causam um impacto emocional em nossas vidas. E essa é uma realidade que enfrentamos diariamente, que faz parte de nossas vidas. Justamente por isso, é importante aprendermos a como lidar com essas decepções, para que elas não acabem por nos isolar do mundo.

Afinal, estamos aqui para viver intensamente e, principalmente, para aprender.

O que outra pessoa fala sobre você não o define

Quando são rejeitadas, muitas pessoas se isolam e cortam relações com o mundo ao seu redor, pois acreditam que não têm nenhum valor. Elas veem a si mesmas como seres que não acrescentam nada de importante em seus círculos sociais e que não foram feitas para viver em sociedade.


No entanto, isso está longe da verdade. Só porque alguém lhe disse coisas negativas, não quer dizer que você realmente seja tudo o que ela falou. Ela vive em sua própria realidade, que pode não corresponder a sua. Portanto, não deixe que a definição de outra pessoa o limite.

Nesse contexto, as decepções que causamos para outras pessoas apenas querem dizer que nós não ressoamos com seus mundos. O mesmo serve para as decepções que nos causam. O ponto complicado das decepções é que, muitas vezes, elas vêm de que menos esperamos.


No entanto, precisamos saber administrar essas emoções e carregá-las em nosso interior apenas o tempo necessário para não nos tornarmos prisioneiros de nós mesmos.

Como lidar com as suas decepções

Como nos diz o título do texto, existem, sim, decepções muito profundas que abrem nossos olhos mas nos fazem fechar nossos corações para o mundo e a vida em geral. Isso acontece porque as pessoas são diferentes, e nem sempre vão corresponder às nossas expectativas. Assim como nós também estamos sujeitos a decepcionar outras pessoas a todo momento.

As decepções nos machucam e nos transformam como pessoas, mas nunca devemos permitir que nos façam desistir do crescimento e evolução. Nossas vidas estão em constante mudança, e as partes negativas devem ser vividas para que possamos avançar.

Não enxergue as decepções como obstáculos insuperáveis, pois elas são apenas parte do caminho para a realização pessoal e verdadeira felicidade.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.