Algumas dicas valiosíssimas para quem busca ser feliz

Essa é a pergunta que sempre fazemos ao Universo: “Como eu posso ser feliz?”

Eu respondo: não se cobre tanto. Não tenho uma fórmula mágica ou uma frase que dirá como você se sentirá feliz, mas após este texto, podemos começar a pensar sobre como vamos construir a nossa felicidade, e sim, ela existe.



Como foi dito, o primeiro passo é não se cobrar tanto. Você não precisa se obrigar a ser feliz! Ah, eu vejo as pessoas sempre sorrindo e eu estou sempre aqui chorando e me lamentando, preciso fazer alguma coisa!”

Então, tire a palavra PRECISAR do seu vocabulário. Ser feliz não é uma obrigação, mas um acontecimento.

A felicidade é feita de momentos. Imagine que cada momento é uma peça de um quebra-cabeça, cada sorriso ou satisfação (verdadeira) pessoal, fará com que, no final, ele esteja completo, assim como você.

Como disse, não existe uma fórmula, mas algumas palavras que podem ajudá-lo a seguir:


1. Não se obrigue a “ser feliz”!

Viva cada momento como se fosse único! É meio clichê, não? Mas, tente fazer isso ao pé da letra, aos poucos, como se fosse um mantra. Quando imaginar lá na frente, pare, pense, “eu não preciso me preocupar tanto com isso, ainda falta tanto tempo”. Planeje-se, sim, mas não deixe que isso tire seu sono ou o deixe nervoso e ansioso. As coisas darão certo.


2. Faça um diário

É, parece coisa de adolescente, mas vá por mim. Escrever ajuda muito a deixar o seu dia mais leve, nem que seja para anotar as tarefas do dia e ir riscando com o lápis. Escreva o que está sentindo, não precisa ser aquele texto fabuloso e enorme, escreva uma frase, todos dias. Algo que queira melhorar. Algum desejo, uma meta (mas, olhe, sem cobranças, hein?). Apenas coloque para fora.


3. Vá a passeios sozinho

Esse aqui pode ser um ponto prazeroso para alguns, mas para outros, não. Vá ao cinema, uma lanchonete, tire um tempo consigo. Se não for sair, tome aquele banho maravilhoso, com velas, assista a uma série, coloque o som alto e dance na sala, fique pelado, sinta-se livre com você mesmo. Aprenda a se gostar.



4. Desligue-se de quem só o critica

Você não precisa aguentar alguém perto de você que só o põe para baixo, pelo contrário, esteja com pessoas que saibam aproveitar momentos bons e ruins com você, sem deixar a amizade de lado. Você merece estar rodeado(a) de pessoas que o colocam para cima. A vida já é desafiadora o bastante, para gastar energia com pessoas que não agregam.


5. Você não é a imagem que criam

É importante estarmos cientes de que as pessoas falam, criam conclusões sobre nós, às vezes, nada verdadeiras, mas se estivermos confiantes quanto a quem somos, isso será apenas colocado de lado como insignificante. Confie em você, no que é, e no que pode se tornar, sempre. É um exercício.


6. Por último e não menos importante: não se cobre tanto

Os planos não deram certo? Você não está de acordo com o que acham que deve ser? Não se importe. Faça tudo no seu tempo, respeitando os seus limites. Cobrar-se gera ansiedade, insegurança e cansaço não só físico, mas mental. Além disso, ele leva à culpa, e se tem uma coisa que você não é, é culpado! Seja leve.

Por fim, como você pode perceber, a felicidade é feita de pequenas coisas e muitas delas têm a ver com você mesmo, ou seja, busque dentro de si situações e momentos que o faça sorrir, gargalhar e chorar de alegria, você merece!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: andersonrise / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.