Comportamento

Algumas pessoas são mestres em nos fazer sentir culpados pelos erros que elas cometem

A convivência não é algo fácil, precisamos aprender a lidar com pessoas completamente diferentes de nós e, muitas vezes, com personalidades tóxicas e negativas, que acabam por tornar os nossos dias mais difíceis e escuros.



Algumas das pessoas com as quais é mais difícil conviver são aquelas incapazes de assumir as responsabilidades por seus erros. Certamente, já houve alguém assim em sua vida.

Não importa se o erro foi pequeno ou grande, essas pessoas nunca assumem que falharam e, ao contrário disso, culpam aqueles que lhes são próximos.

Impossível estabelecer vínculo saudável com narcisistas e egocêntricos


É muito difícil construir qualquer tipo de vínculo com pessoas que agem dessa maneira, porque parecem crianças mimadas, não são capazes de enxergar ninguém além de si mesmas. Vivem sem nenhum tipo de responsabilidade e consideração, e apenas fazem o que desejam, sem considerar como suas atitudes afetarão os demais, e quando algo dá errado, preferem transferir sua responsabilidade do que aproveitar o erro como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento.

As pessoas que nos fazem sentir culpados pelos seus erros costumam ser narcisistas e egocêntricas, têm o rei na barriga e nunca estão dispostas a dar o braço a torcer. Conviver com elas torna nossa vida muito mais complicada e faz com que tenhamos de lidar com problemas que não são nossos, além de encontrar soluções para eles.

Infelizmente, nem sempre podemos excluí-las de nossos relacionamentos, porque estão presentes em todos os lugares, desde dentro de casa até no ambiente de trabalho, mas podemos nos impor e impedi-las de continuar agindo dessa maneira.

Se essas pessoas não são capazes de assumir as próprias responsabilidades sozinhas, precisamos fazer com que aprendam a ser mais conscientes e maduras.


Nós não nascemos para resolver problemas alheios, nem precisamos arriscar nossa reputação e paz de espírito por quem não quer crescer.

Não aceite esse tipo de atitude, recuse-se a resolver situações que não são de sua conta, assim, além de poupar a si mesmo de muito desgaste, você dará um impulso para a outra pessoa refletir sobre as próprias ações.

Quando não existe alguém para resolver os nossos problemas, somos obrigados a fazê-lo sozinhos e, para essas pessoas, talvez essa seja a única solução.

Não permita que isso aconteça em sua vida, você já tem os próprios problemas e não é obrigado a resolver os daqueles que não querem agir como adultos.


Cuide da sua vida e deixe que os outros cuidem da deles.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Anastasia Vityukova/Unsplash.


Chuva de bênçãos em todas as áreas de sua vida! Confira o top 10 da semana!

Artigo Anterior

Como desenvolver empatia para perdoar

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.