Alta performance, transcendendo o significado…

Muito se fala em Alta Performance, podemos até mesmo falar que se tornou uma “expressão da moda”, mas a verdade, é que muitos se utilizam deste título, para “chamarisco comercial”, se utilizando principalmente da frase: “É muito difícil ter Alta Performance. Os profissionais mais bem sucedidos do mundo possuem Alta Performance!”



Vou explicar: Já ouvi muitas pessoas falando que ter sucesso é ser bem sucedido financeiramente, assim por consequência, pessoas de sucesso possuem Alta Performance, também confundido com alta conta bancária. Neste pensamento seria quase que falar que Alta Performance é ser bem sucedidas financeiramente.

E em partes percebi que sim, faz sentido, porém para profissionais de alta performance, não existem atividades difíceis o que no contexto quer dizer quase impossível para pessoas ditas normais. Este tipo de profissional se prepara, não depende somente de ser e sim de querer ser na essência. E mais, fazer ser, ter atitudes que levem a esta alta performance, porque as pessoas não nascem nesta condição, elas se preparam para isto e desta forma são bem sucedidas em todos os sentidos. Alta Performance não acontece do dia para a noite e ser bem sucedido, é simplesmente ser!

Vamos destacar aqui o profissional de coach, porém, reflita desta essência para o seu contexto, caso seja diferente deste, leve para o contexto que faça sentido para você, pois para qualquer profissão, sempre terá alguém compartilhando sonhos e objetivos, mesmo que por ventura sequer saiba quem é a pessoa que está ao outro lado, seja em indústrias, comércios, escritórios, etc. Alguém sempre estará realizando  suas competências ao dispor de outro ser para seguir em frente.


O coach é um profissional que tem responsabilidades com a vida de um ser humano que está ali em sua frente, compartilhando seus sonhos e objetivos, confiando que o coach irá lhe auxiliar para que ele coloque sua vida descarrilhada nos “trilhos” novamente. Um coach, possui o compromisso de fazer com que todos os vagões deste trem se encontrem rumo a uma vida de resultados positivos, rumo a mudanças efetivas nos caminhos do seu coachee, porque este é o objetivo. Sabendo de toda esta responsabilidade e compromisso, cada processo vem fortalecer mais ainda a crença de que para um profissional lidar com a vida de um ser humano, ele deve antes de tudo, ser apenas outro ser humano, porém muito preparado, ter a tal alta performance necessária para que seja muito mais do que uma profissão, e sim uma missão leve, fácil e significativa.

Porque quando um profissional encontra o seu propósito, ele está pronto para auxiliar qualquer outro ser humano a encontrar o seu e transcenderem juntos pelos trilhos da vida. Falo em transcenderem juntos porque além de ser uma profissão, também conscientiza de que é uma troca onde coach e coachee acabam aprendendo com as experiências de ambos. O coachee adquirindo novas ferramentas e auxílio deste profissional que por sua vez vive verdadeiras sessões de psicodrama, tendo a oportunidade de reavaliar seus comportamentos e se superar a cada reflexão, a cada sessão que pratica.

Fica também a certeza de desenvolvimento contínuo no segmento para busca de novas aplicabilidades que surtiram efeitos mais poderosos nos resultados de seus coachees, assim como acompanhamento após finalização das sessões pré estabelecidas. Este acompanhamento deve acontecer como forma de pós venda também, mas principalmente como uma forma eficaz de mensurar seus resultados para sua própria auto avaliação.  Alta performance, competência ou comprometimento?


Como bem se sabe, no coaching não existe certo ou errado, por se tratar de um processo que influencia diretamente na vida da pessoa, assim como tantas outras atividades e na própria vida real onde cada ser humano possui um perfil distinto de ser. Independente do nicho profissional, a maior influência para um resultado positivo, seja o interesse real das partes envolvidas. Somente este interesse em querer doar-se, é que pode fazer com que a os processos profissionais sigam em conformidade.  É claro que isso também ocorre se o profissional for competente para tal função, porém não adianta ter competência e não querer.

Estamos falando de duas situações chaves para se chegar a Alta Performance: 

1º- Profissional competente e comprometido: Este profissional já possui as competências devidas para fazer com que o trabalho siga tranquilamente trazendo resultados positivos ao meio. Terá habilidades que resultarão em um resultado efetivo, mesmo que não pareça possível no início. No caso de um coach, mesmo que seu coachee não esteja conectado no início, o coach conseguirá facilmente fazer com que o coachee se conecte ao processo.


2º – Profissional iniciante e comprometido: Este profissional poderá não ter tantas competências para lidar com o meio e suas objeções, porém, se estiver comprometido, ele conseguirá resolver qualquer contratempo encontrando competências nele ou com aprendizados de terceiros. No caso de um coach, pode o coachee não se conectar facilmente, porém, se ele estiver comprometido com o processo, o estado de flow ocorre pela energia estabelecida devido a vontade de querer fazer dar certo.

Fica entendido então que para se chegar a Alta Performance, é preciso haver principalmente comprometimento por parte do profissional. No caso do coach e coachee, se houver o comprometimento de ambos, cada um consegue fazer o seu melhor no processo, chegando então ao 3º elemento que faz com que o resultado seja atingido. As sessões podem ocorrer em qualquer local ou horário porque o que faz a sessão ser eficaz são as pessoas que nela estão. Da mesma forma em qualquer outra profissão ou situação em que cada um disponibilizando o seu melhor, consegue gerar o melhor do meio e formar o 3º elemento, sendo este o principal elemento para um resultado positivo, tanto em serviços como em produtos etc. Este resultado involuntário e prazeroso é que traduz a Alta Performance que transcende significados adversos de tal nomenclatura.

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.