7min. de leitura

Alunos decoram sala de aula com mensagens de apoio e carinho para professor com depressão

“Quando você tem significado para alguém, toda a sua vida se ressignifica. Esse foi mais um ensinamento que o magistério me proporcionou nesta data.”



Infelizmente, a depressão é uma condição de saúde que cresceu muito de uns anos para cá. Devido às condições de vida, pressão da sociedade e problemas emocionais, as pessoas se encontram cada vez mais com dificuldades de se relacionar consigo mesmas e com aqueles ao seu redor de maneira saudável.

O aumento nos índices da depressão é algo realmente preocupante. No entanto, essa popularidade também faz com que, aos poucos, as pessoas abram os olhos para a seriedade da doença e tratem aqueles que sofrem com ela com mais empatia e amor.

Atualmente é mais fácil encontrar pessoas que, em vez de julgar, procuram alguma maneira de ajudar quem enfrenta essa grande batalha. Esse foi o caso de um grupo de alunos da Escola Municipal Prof. José Américo Lomeu Bastos, em Angra dos Reis – RJ, que têm aulas de Geografia com o professor André Luiz Pereira, o qual recentemente resolveu se abrir para eles sobre uma dificuldade pessoal.


Durante uma das aulas, ele reservou um momento para falar com os alunos sobre sua depressão.

“Pedi que tivessem paciência comigo, em razão de momentos em que a depressão tem me derrubado neste ano – muitas perdas pessoais, profissionais, econômicas, sociais e políticas – e me deixado muito irritado. Isso sensibilizou a turma de forma que todos ficaram reflexivos”, contou André em um publicação em sua página no Instagram.


O professor acredita num relacionamento humanizado entre mestre e alunos, pensa que considerar a humanidade de ambos os lados traz resultados muito positivos na relação. “Quando você tem significado para alguém, toda a sua vida se ressignifica. Esse foi mais um ensinamento que o magistério me proporcionou nesta data”, diz.

André se abriu verdadeiramente com os alunos, mas certamente não imaginava que o seu gesto lhe renderia um momento tão especial. Os alunos ficaram realmente tocados com a situação do professor e amigo, e organizaram uma comemoração-surpresa para o professor, para celebrar a sua vida.

Eles encheram a sala com cartazes cheios de mensagens de amor, carinho e encorajamento.

Entre as frases escritas pelos alunos, estão:

  • “Você é mais forte do que pensa. E será mais feliz do que imagina!”
  • “Seja forte, não importa o que aconteça. Você é um exemplo em nossas vidas.”
  • “Você é um ótimo professor. Espero que melhore!”
  • “Você é muito forte e vai sair dessa. Confie!”
  • “Nós te amamos, professor!”

André ficou comovido com a dedicação e o cuidado dos alunos, e os agradeceu por seu gesto: “Não tenho adjetivos para definir esse momento (…). Muito obrigado. Amo vocês de verdade.”

Ele deixou uma mensagem a seus colegas de profissão: “[Professores] sempre joguem limpo com suas alunas e alunos.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Quando você tem significado para alguém, toda a sua vida se ressignifica. Esse foi mais um ensinamento que o magistério me proporcionou nessa data. Isso porque, quando tratamos nossos alunos como humanos, considerando toda sua humanidade, o retorno é humanizado. Mesmo com todas as minhas falhas e limitações, eles deram amor. Uma dica aos que lecionam: sempre joguem limpo com suas alunas e alunos. Fiz isso: em um momento de seriedade e dando uma bronca na turma, pedi que tivessem paciência comigo, em razão de momentos que a depressão tem me derrubado neste ano – muitas perdas pessoais, profissionais, econômicas, sociais e políticas – e me deixado mais irritado. Isso sensibilizou a turma de forma que todos ficaram reflexivos. E o que me deram? Uma festinha, com a sala repleta de cartazes me encorajando. Gente, vocês não imaginam como isso é fantástico. Não tenho adjetivos para definir esse momento. Só tenho a agradecer a Deus por me amparar e permitir que eu tenha tamanha experiência. Ao mesmo tempo, o que dizer da equipe diretiva e técnico-pedagógica, junto dos meus colegas professoras e professores, além dos profissionais que trabalham comigo na Escola Municipal Prof. José Américo Lomeu Bastos (em Angra dos Reis, todas as escolas têm nomes enormes. rs) que são sensacionais? Muito bom estar num local que não aumente a intensidade de minha doença. E a turma 6E? Vocês me deram não somente coragem, mas também esperança e a certeza de que estou no rumo certo – apenas precisando de uns ajustes – e confirmando que o amor vencerá todo ódio e essa onda maléfica que estacionou em nossa realidade. Muito obrigado. Amo vocês de verdade. Vocês ressignificaram completamente.

Uma publicação compartilhada por André Luiz Pereira (@decopereira79) em

Relacionamentos entre professores e alunos podem ir além do trivial, esse caso é um grande exemplo. Por meio da sinceridade, o professor recebeu respeito, carinho e esperança de seus alunos.

Esse tipo de atitude deve ser muito valorizado e incentivado não apenas entre alunos e professores, mas em toda a sociedade. Podemos fazer muito bem para o outro por meio da gentileza. Use este exemplo como um incentivador e procure ser sempre uma companhia positiva na vida das pessoas próximas a você.

Compartilhe este lindo exemplo em suas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: reprodução/Instagram @decopereira79.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.