Amar é ir de peito aberto e pronto para a descoberta do outro. Amar é para os fortes!

5min. de leitura

Embarcar em uma relação é fácil, mas estar disposto a entregar-se, abandonar os caprichos do ego e viver a real aventura de amar é para os fortes. 

Amar é muito simples e é sempre um pouco mais. É mais que o esforço em ser agradável com quem não desperta interesse, é mais que cortesia fria ou simpatia, mais que um gesto de bondade. Amar é não ter idade para viver esse sentimento, é intensidade e um alento, como um refúgio em meio a um temporal com direito a chuva gelada e alma castigada, por muita solidão.



Amar é doação, onde quem mais recebe é você. Ciente disso eu me pergunto e repasso essa indagação. Se amar é sentir-se pleno, sereno, em comunhão com o universo, por que vemos tantas notícias ruins publicadas nos jornais? Por que tantas manchetes fortes, por que tantos crimes, tanta ignorância?

Acho que o amor não é muito praticado, talvez porque qualquer possibilidade concreta de felicidade traga junto o receio. O ser humano em sua maioria, gosta, aprova e venera sua zona de conforto e qualquer situação que gere um convite implícito para a aventura sem garantias de vitória eterna, amedronta.

Embarcar em uma relação é fácil, mas estar disposto a entregar-se, abandonar os caprichos do ego e viver a real aventura de amar é para os fortes.


Em primeiro lugar, amar é apagar seu histórico, suas experiências do passado, qualquer ato de desagravo feito por outra pessoa. É ir de peito aberto e pronto para a descoberta do outro e desvendando o outro, você também tem a oportunidade do autoconhecimento.

Amar é sempre mais, é um complemento para sua realidade, seja ela qual for: com limitações no momento atual ou próspera, simples, complicada, realizada ou cheia de planos para o futuro.

Quando você ama, o brilho que aparece no seu olhar também ilumina tudo em volta e transforma sua casa, família, trabalho e círculo social, porque o amor sempre transborda e acrescenta.


Quem ama não consegue odiar, simplesmente porque o amor não deixa espaço para qualquer tipo de sentimento mesquinho, negativo, maldoso ou agressivo.

Amar é sempre um pouco mais, é a compreensão da personalidade do outro, é recordar que todos somos passíveis de falhas e que muita exigência gera frustração, porque quem exige é o ego e não o coração.

Quem ama não exige, não maltrata, não mata nem mesmo uma intenção pura. Quem ama não aparece nas manchetes em notícias chocantes. Ali estão os que agem por impulso, raiva, ignorância, arrogância. Não queira figurar nessas páginas de jornais porque amar é sempre mais.

Amar é sentir a presença do outro mesmo à distância, é ter saudades de risadas, de sonoras gargalhadas, mesmo que tenham ocorrido há apenas um dia atrás. É não encontrar conforto em outro braço, aconchego em outro abraço, suavidade ou intensidade em outro beijo, amar é só querer aquela pessoa, com seu jeito e defeitos inclusive.

Amar é sempre mais, é ser capaz de viver o sagrado e sentir o corpo do outro como um templo, é entregar-se sempre ao desejo e aos anseios da alma.  É trocar opiniões, conselhos, sábias ou tolas palavras porque o relevante é a profundidade do sentimento. Em tudo, se possível, se negue ou se entregue, sem meias medidas, sem meias verdades ou ambiguidades.

Pessoas são no mundo, gotas de um mesmo oceano mas até o mar depende do sol, da lua, do sal, do vento, da areia.

Assim como nós desejamos que o amor nos escolha e possa revelar em nós nossa natureza divina, o amor também espera que o encontremos em qualquer esquina e que a gente possa somar e multiplicar alegrias nessa convivência com o outro, porque qualquer relacionamento abusivo ou pesado deve ser deixado no passado, na conta do que não nos cabe mais.

Precisamos de mais amor, mais tolerância, menos inconstância. Amar é não cobrar e sim cobrir o outro de atenções, carinho e quase nenhum espinho. É ser companheiro, saber ouvir e falar, é transformar rotinas e vestir fantasias, fazendo dos seus dias motivos para sorrir e comemorar.

Amar é viver, mesmo em meio ao caos nosso de cada dia, um oásis de paz, porque amar é belo e pleno, amar é sempre muito mais.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: nd3000 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 10/04/2018 às 6:42






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.