ColunistasNatureza

Amar sem dominar é um dom para poucos!

Amar sem dominar é um dom site

Muitas vezes conheci pessoas que diziam detestar gatos, ou ter repulsa, medo, acham que eles são traiçoeiros.



Bom eu cresci numa família que sempre teve gatos, conheci diversos temperamentos diferentes de gatos, mas nunca conheci um destes ditos “traiçoeiros”.

Uma vez li uma frase que diz: “A dificuldade humana de gostar de gatos está intimamente ligada a incapacidade de amar sem dominar”.

Não tenho certeza do autor, mas é verdade, na minha convivência com essas pessoas que se diziam incapazes de gostar destes seres tão incríveis realmente me mostrou sua incapacidade de amar sem dominar.


Acredito que não existam gatos traiçoeiros, existem gatos criados sob circunstâncias que os levaram a serem traiçoeiros. Qualquer ser criado num ambiente agressivo cria traumas e formas de se proteger daquilo, acredito muito no clichê “não é raça, é como você cria”.

Meus gatos nunca foram traiçoeiros, os que tenho hoje são os mais carinhosos, ativos e espertos que já conheci.

Dizem que eles são capazes de sentir a energia das pessoas, tanto da sua família (pessoas que moram com ele) quanto de pessoas que vêm de fora.

Já notei muitas vezes que estive doente ou com problemas pessoais, eles viviam a minha volta; algumas vezes apenas brincando, outras deitando no meu colo ou perto de mim. E não só de mim, da minha mãe também.


Gatos são seres que transcendem a capacidade de amar, são seres independentes, são guias espirituais revestidos de graça, fofura e mistério.

Aprendi com eles a avaliar as pessoas, sentir suas energias antes de permitir que entrem na minha vida, aprendi a amar sem dominar e posso dizer com certeza que, se algum dia você tiver gatos e levar um amigo, conhecido, parente na sua casa e o gato não gostar dele, não se aproximar em momento algum, ou ficar rondando você enquanto a pessoa está lá; essa pessoa tem energias muito ruins, não significa que seja uma pessoa ruim; mas que tem algo nela que os deixou desconfiados.

Por fim, deixo aqui declarado que não importa a raça ou espécie, animais são seres dotados de uma magnífica capacidade de amar e retribuir amor, de aprender e ensinar, são excelentes companhias, se criados com amor, compreensão e respeito, tornam-se seus maiores aliados em tudo.

____________


Direitos autorais da imagem d capa: stokkete / 123RF Imagens

A arte da escuta requer boa vontade e paciência!

Artigo Anterior

Quando a pessoa certa chegar, você saberá!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.