ComportamentoRelacionamentos

Amar significa saber dizer “desculpe-me!”

Às vezes, nosso orgulho fica no caminho de admitir que estávamos errados. Às vezes nós, genuinamente,  não entendemos o porquê de alguém estar chateado conosco, não conseguimos enxergar de imediato como algo pode incomodar tanto alguém. Mas também existem aqueles que simplesmente não se importam o bastante para assumir algum tipo de culpa e apenas querem que as coisas fiquem normais.



Em qual das duas situações você já se encaixou?

Como dizer que você está arrependido:

Se você sabe o que é bom para a sociedade, aprender a se desculpar é essencial para manter relacionamentos saudáveis. Conflitos e erros são inevitáveis, afinal nós somos humanos. E sabemos que eventualmente iremos magoar alguém, por isso também temos que saber como pedir desculpas.


Se você se encontra em uma situação em que deve um pedido de desculpas, siga estes passos para dizer que você está arrependido e não quer que esta situação aconteça novamente.

Apenas diga “desculpe-me”: isso pode parecer óbvio, mas você tem que começar dizendo que sente muito.

Comece com “Sinto muito” ou “Peço desculpas”. Mas não pare aí. Expresse remorso e seja específico. Pelo quê você sente muito e o que você precisa admitir? “Desculpe ter gritado contigo. Eu perdi minha paciência, e que estava errado.” Seja sincero.

Assuma: não invente desculpas por suas palavras ou ações. Admita o que fez. Pode até ser útil para aprender com isso e deixar a pessoa saberem que você reconhece os resultados de suas ações. Empatia com o que eles devem estar passando como um resultado do que você disse ou fez. “Eu sei que o que eu disse machucou você. Sei que deve ter sido difícil ouvir aquilo, especialmente depois de tudo o que você já fez por mim. Foi errado da minha parte dizer essas coisas.


Repare o seu dano: Faça um esforço para reparar o relacionamento. Faça algo para acertar as coisas. Você poderia dizer algo como: “Eu quero fazer isso para você. Se houver algo que eu possa fazer, é só pedir. ” Ou “Eu percebo que tenho negligenciado a nossa relação. Eu gostaria de reservar pelo menos uma noite por semana para um encontro com você.

Tente mudar: À medida que você procura maneiras de reparar e restaurar o relacionamento, procure fazer mudanças. Não só você deve dizer a pessoa que você está arrependido, demonstre que aquilo não vai acontecer novamente.

Nenhum de nós é perfeito e estamos fadados a falhar novamente, de alguma forma, mas explique como você planeja fazer mudanças que vão impedi-lo de repetir este mesmo erro. Por exemplo, se você está sempre atrasado, prometa mudar seus hábitos saindo de casa mais cedo.

Não faça promessas vazias. Se você disser a alguém que você que irá mudar isso, faça. Quebrar uma promessa de mudar causa ainda mais desconfiança e danos na relação.


Não espere braços abertos. Muitas vezes, a pessoa que você machucar vai precisar de tempo para cicatrizar.

Elas podem não aceitar o seu pedido de desculpas ou não aceitar imediatamente. Mesmo se o fizerem, a pessoa pode não estar pronta para restaurar o relacionamento ainda.

Saber dizer que está arrependido também quer dizer saber esperar.

____


Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mental Help

Direitos autorais da imagem de capa: linux87 / 123RF Imagens

10 razões pelas quais virgem é o melhor signo do zodíaco!

Artigo Anterior

Como é a sua alma gêmea ideal, de acordo com seu signo do zodíaco:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.