Ambiente de trabalho negativo pode causar doenças e ansiedade:

Saiba como a sua rotina de trabalho pode influenciar na sua saúde

O ambiente de trabalho pode ser considerado um segundo lar. É nele onde se passa a maior parte do tempo durante a semana. Não há como negar o quanto o ambiente corporativo pode influenciar o estado de ânimo de seus colaboradores. E o resultado dessa influência, muitas vezes, pode trazer problemas como ansiedade, depressão e outros males.



Mas por que isso acontece?

O dia a dia corporativo é marcado por situações diversas, mas, quase sempre envolverá algum tipo de tensão ou pressão que são decorrentes do próprio ofício. Algumas vezes, há também o acúmulo de responsabilidades vindas da própria vida pessoal. Mas o que realmente parece fazer a diferença é mesmo esse clima organizacional.

Alguns fatores em especial tendem a colaborar para o surgimento de doenças físicas e emocionais decorrentes de um ambiente desfavorável no trabalho. Uma rotina de trabalho desgastante pode trazer efeitos para além do ambiente profissional. Veja algumas doenças e males mais comuns num ambiente de trabalho hostil:

AMBIENTE DE TRABALHO NEGATIVO - FOTO 01


  • Transtorno do pânico;
  • Síndrome de burnout (profundo esgotamento físico e mental)
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtorno do sono;
  • Estresse crônico;
  • Transtorno bipolar, entre outros.

A situação pode ser ainda mais agravante porque estes problemas de saúde emocional podem levar a males físicos, muito comuns na atualidade. Conheça algumas patologias físicas que podem decorrer de problemas emocionais somando aos que foram citados:

  • Pressão arterial alta;
  • Taquicardia;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Insônia;
  • Gastrites e úlceras;

Todos esses males físicos, muitas vezes, estão relacionados a problemas de cunho emocional.

Situações diárias de estresse podem se tornar uma doença crônica. O ambiente de trabalho tem um efeito muito maior sobre o bem-estar de seus funcionários do que se pode imaginar. Nem sempre é o trabalho em si, mas sim, a atmosfera existente no local de trabalho, que faz com que o desempenho profissional, físico e mental das pessoas tenha uma queda brusca e chegue a níveis insustentáveis. Percebe como isso é grave?


Não é exagero fazer tal afirmação, pois isso se percebe como algo muito presente na vida de diversos empregados. Suas funções no trabalho e na vida pessoal sofrem prejuízos em decorrência de problemas envolvendo as relações de trabalho.

O que pode tornar um ambiente de trabalho negativo?

AMBIENTE DE TRABALHO NEGATIVO - FOTO 02

São múltiplos os fatores que levam um ambiente de trabalho a ser considerado negativo ou hostil.

  • Pode está relacionado às condições de trabalho, ou seja, ao suporte físico e assistencial, oferecido pela empresa.
  • Também tem a ver com as relações interpessoais entre os funcionários e superiores.
  • A jornada de trabalho também pode está sendo excessiva desgastante ou mesmo oferecer um alto risco para quem a executa, o que põe o funcionário em estado de alerta permanente.

Tudo isso pode levar a fortes lutas internas, pois o funcionário quer realizar o seu trabalho, mas as condições oferecidas, muitas vezes, não são favoráveis ao bom desenvolvimento das atividades diárias.

Todos esses fatores só fortalecem a tese de que um ambiente de trabalho mais saudável e positivo é garantia de maior produtividade e bem-Estar para todos os envolvidos na esfera profissional.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.